O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Notícia Aberta

Aplicações Aninhadas

Publicador de Conteúdos e Mídias

IFSC do Rau comemora primeiro Dia Laranja

CÂMPUS JARAGUÁ DO SUL-RAU Data de Publicação: 29 abr 2022 17:09 Data de Atualização: 29 abr 2022 17:17

Campanha visa combater a violência contra a mulher e foi incorporada ao calendário do câmpus.

Nesta semana, no dia 25 de abril, os servidores e os estudantes que foram ao Câmpus Jaraguá do Sul-Rau encontraram uma decoração diferente nos locais de circulação coletiva dos prédios: além das tradicionais verde, vermelho e cinza, também a cor laranja estava em evidência. O motivo foi a incorporação ao calendário do câmpus – aprovada no Colegiado – da campanha do Dia Laranja, uma data lembrada no dia 25 de cada mês e que convida todos a refletirem – e agirem – para combater a violência contra as mulheres. A data também foi lembrada nas redes sociais do câmpus.

A ideia foi trazida ao Câmpus Jaraguá do Sul-Rau pela professora Estela Ramos de Souza de Oliveira, que também se tornou a principal articuladora da campanha. “O IFSC é uma das instituições signatárias dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável [ODS], dos quais o quinto é ‘Igualdade de Gênero: alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas’. Então, considerando o compromisso institucional e também que o Dia Laranja é uma data criada pela ONU para engajar organizações e indivíduos para o combate das diversas formas de violência a que estão submetidas mulheres e meninas, apresentei a proposta no câmpus e felizmente foi aceita”, conta.

Público estratégico

Outro motivo que levou a professora Estela a propôr o Dia Laranja no IFSC do Rau foi a percepção de que os estudantes do câmpus são, majoritariamente, homens. A informação é corroborada pelos relatórios de gestão locais: apenas 16,68% dos matriculados são mulheres. “Na condição de instituição de ensino que promove formação integral a jovens e adultos e, de modo específico, observando que a maior parte do público estudante é formado por homens, o Câmpus Jaraguá do Sul-Rau representa um espaço de interlocução estratégico para que as discussões acerca da violência não se consolidem apenas como reivindicação de vozes femininas, mas passe também a ser incorporado como pauta transversal a toda a sociedade, incluindo o público masculino que frequenta o câmpus”, destaca.

Até 2023

A campanha vai realizar, a cada dia 25, publicações de textos informativos nos murais dos corredores e setores do câmpus, postagens nas redes sociais institucionais e o incentivo ao uso da cor laranja entre servidores e estudantes. O prazo aprovado no Colegiado para a realização da campanha é até dezembro de 2023, quando então a iniciativa poderá ser reavaliada.

Sobre a data

O Dia Laranja, pelo fim da violência contra meninas e mulheres, é uma data criada pela Organização das Nações Unidas (ONU). Segundo a Onu Mulheres, o Dia Laranja é celebrado no dia 25 de cada mês, com um marco anual no dia 25 de Novembro (Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra as Mulheres). O laranja foi escolhido por representar uma cor vibrante e positiva, como símbolo de um futuro livre de violência.

Parceria

A campanha realizada no IFSC do Rau tem a colaboração do Clube Soroptimista de Jaraguá do Sul, uma entidade composta por mulheres voluntárias e que se propõe a auxiliar outras mulheres a conquistarem sua independência por meio de orientação e estudo.

Confira também

- Postagem do Blog do IFSC sobre o Dia da Mulher (“Lugar de mulher é no IFSC - e onde ela quiser!”).

CÂMPUS JARAGUÁ DO SUL-RAU EVENTOS NEWS

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Leia Mais.