O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Notícia Aberta

Aplicações Aninhadas

Publicador de Conteúdos e Mídias

IFSC lança campanha de Alimentação Saudável

INSTITUCIONAL Data de Publicação: 16 out 2017 22:00 Data de Atualização: 06 fev 2018 15:36


Nesta semana em que se celebra o Dia Mundial da Alimentação (16), a Diretoria de Assuntos Estudantis (DAE) do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) lança a Campanha da Alimentação Saudável. O objetivo é que os câmpus realizem, no decorrer do mês de outubro, atividades voltadas à educação alimentar e nutricional, como divulgação de vídeos temáticos, discussão sobre as comidas fornecida pelas cantinas e promoção de um concurso para escolher o melhor slogan de alimentação saudável. Entre os assuntos a serem abordados com os alunos, estão comportamento e escolha alimentar, rótulo de alimentos, alimentos transgênicos e orgânicos, transtornos alimentares e obesidade e doenças crônicas associadas.


A ideia de desenvolver a campanha é para conscientizar sobre a importância de uma alimentação saudável. “Nosso objetivo é promover a reflexão, incentivar e sensibilizar os alunos e servidores sobre a importância de uma alimentação adequada e saudável no ambiente escolar”, explica a nutricionista do IFSC, Carolina Abreu Henn De Araujo.


A campanha também surgiu a partir da Resolução 46/2014, que regulamenta o Programa de Segurança Alimentar do Estudante do IFSC. “Umas da nossas diretrizes é a inclusão da Educação Alimentar e Nutricional no processo de ensino e aprendizagem, transversal ao currículo escolar, abordando o tema qualidade de vida, alimentação e nutrição e o desenvolvimento de práticas saudáveis de vida, na perspectiva da segurança ambiental, alimentar e nutricional”, destaca Carolina.


Para buscar um engajamento maior dos estudantes, outras ações da campanha são a divulgação de cartazes sobre alimentação, expostos nas cantinas dos câmpus, e a publicação de dicas de alimentação na página do IFSC no Facebook.


Ao final da campanha, a DAE pretende elaborar um livro prático de experiências de educação alimentar e nutricional do IFSC. “Nossa previsão é que o material seja publicado em dezembro deste ano”, afirma Carolina.


Vídeos da campanha


A DAE recomendou aos câmpus que exibissem aos alunos três vídeos elaborados pelas nutricionistas do Núcleo de Políticas Públicas em Alimentação e Nutrição da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, em parceria com o Ministério da Saúde, que tem por objetivo a qualificação das ações do Programa Saúde na Escola (PSE) na vertente Promoção da Alimentação Adequada nas escolas. Confiram abaixo:


- Sem Cantina
- Nico e o tubérculo 
- Caminhos da comida 


Data comemorativa


O Dia Mundial da Alimentação, comemorado no dia 16 de outubro, foi estabelecido em 1979 pela Organização das Nações Unidas e é celebrado em mais de 150 países. O principal objetivo da data é incentivar a reflexões sobre questões relativas à nutrição e à alimentação. Em cada ano é escolhido um tema diferente para ser abordado, . Neste ano, o tema é “Mudar o futuro da migração: investir em segurança alimentar e desenvolvimento rural”.


Por Eduarda Rigoli | Estagiária de Jornalismo do IFSC

 

INSTITUCIONAL

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Leia Mais.