O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Notícia Aberta

Aplicações Aninhadas

Publicador de Conteúdos e Mídias

IFSC terá Câmpus Avançado em São Lourenço do Oeste

CÂMPUS SÃO LOURENÇO DO OESTE Data de Publicação: 22 abr 2014 21:00 Data de Atualização: 06 fev 2018 14:39

 

A partir do próximo semestre, a região oeste do estado contará com mais uma unidade do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC). O Câmpus Avançado São Lourenço do Oeste será o quinto na região e irá atender também aos municípios de Coronel Martins, Galvão, Jupiá, Novo Horizonte e São Bernardino. Durante a fase de implantação, estará vinculado ao Câmpus São Miguel do Oeste.

 

A demanda por um câmpus do IFSC em São Lourenço do Oeste já era antiga. Segundo o diretor de Expansão, Caio Monti, desde 2011 o município vem realizando audiências públicas para levantar as áreas com maior defasagem de qualificação. Na época, foi criada uma comissão, formada por autoridades e entidades da região, que ficou responsável pelo processo de implantação do IFSC na cidade e pela organização das audiências. 

 

“Com o crescimento da economia, os municípios da região sentem a falta de mão de obra qualificada em vários setores. Oferecer a oportunidade de qualificação profissional fará com que as pessoas permaneçam lá e tenham melhores condições de trabalho e renda”, explica Caio. De acordo com as audiências, as áreas com maior demanda são Informática e Alimentos.

 

O câmpus será instalado no prédio que abrigava a antiga EEB Leoberto Leal e será doado ao IFSC pela Prefeitura Municipal, que será responsável pela limpeza e pintura do local.

 

Em 2013, o IFSC passou a ofertar cursos de qualificação profissional no município por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). Atualmente, estão em andamento duas turmas do curso de Operador de Computador, ofertadas pelo Câmpus São Miguel do Oeste; e uma turma do curso de Agricultor Familiar, ofertado pelo Câmpus São Carlos. Ao todo, 92 alunos já estão sendo atendidos.

 

Cursos ofertados

 

Os cursos de qualificação profissional que também serão ofertados pelo Pronatec no segundo semestre deste ano no Câmpus São Lourenço do Oeste são: Informática Básica, Inglês, Espanhol, Auxiliar de Recursos Humanos, Eletricista, Cuidador de Idosos, Contador de Histórias e Vendedor. Segundo a Prefeitura Municipal, só nos dois primeiros dias de inscrição, mais de 200 pessoas procuraram os cursos. As inscrições seguem abertas até o dia 2 de maio e podem ser feitas no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) ou na Secretaria da Educação.

 

Saiba mais

 

O Câmpus Avançado São Lourenço do Oeste ficará localizado na SC 480, no Distrito de Frederico Wastner, a 7km do centro da cidade. O prédio possui cerca de 1,5 mil m² e conta com sete salas de aula, um ginásio de esportes e um pátio para estacionamento. O terreno tem uma área aproximada de 10 mil m². O município possui cerca de 22 mil habitantes e tem sua economia baseada na agricultura, pecuária, indústrias alimentícias e madeireiras/moveleiras, comércio e prestação de serviços.

 

CÂMPUS SÃO LOURENÇO DO OESTE

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Leia Mais.