O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Notícia Aberta

Aplicações Aninhadas

Publicador de Conteúdos e Mídias

IFSCineminha: projeto terá a 6ª edição em 2021

EXTENSÃO Data de Publicação: 01 abr 2021 15:43 Data de Atualização: 01 abr 2021 16:02

Mais uma vez aprovado no edital de projetos de Extensão do IFSC, o IFSC Cineminha terá a sua sexta edição, sendo a segunda no formato adaptado ao distanciamento social.

O projeto “IFSCineminha: arte e cultura na infância” foi idealizado pela professora Luana de Gusmão Silveira. Foram três anos no Câmpus Caçador e agora, o terceiro no Câmpus Garopaba. A professora explica que, de 2015 a 2019, as edições do projeto ocorreram no auditório do IFSC e/ou nas escolas municipais, com bilheteria, sala de exibição com direito à pipoca, despertando, assim, o interesse dos participantes. Em cada edição, as crianças tinham a oportunidade não só de assistir aos filmes e realizar as atividades pedagógicas, com temáticas abordadas nos curtas, como também podiam visitar os laboratórios do IFSC e conhecer a estrutura da instituição.

Porém, em 2020, o projeto sofreu uma adaptação: os alunos receberam o “kit Cineminha”, composto por um DVD contendo curtas cedidos pelo Circuito Estadual de Cinema Infantil, guloseimas, bem como os materiais necessários para o desenvolvimento das propostas pedagógicas. Os pais puderam solicitar a participação no projeto por meio de preenchimento de formulário on-line, tendo as escolas como ponto para retirada dos kits.

Foram atendidas 280 famílias, com um total de 1008 participantes, das seguintes escolas: Escola Nova do Ambrósio, Escola do Centro de Garopaba, CEI Ibiraquera, EMEF Pinguirito, EMEF Paula Martins, EMEF Acácio Bento, EMEF Ary Manoel Dos Santos, CEI Othilia Maria Teixeira, CEI Professora Maria Marta Ribeiro Sanseverino, EMEF Agostinho Botelho, EM Jandira Luisa da Silva, EMEF Professora Constância Lopes Pereira, EMEF Salomão Silveira, EMEF Aduci Arbues do Nascimento e ER Norberto José Floriano da Silva.

Luana lembra que o diferencial do projeto é articular o filme com uma proposta pedagógica para ser desenvolvida pelas crianças e suas famílias. Por exemplo, como um dos curta-metragens era sobre o Boi de Mamão, as crianças receberam material e as instruções para construir um boi de mamão de brinquedo em casa.

A sexta edição do projeto está prevista para maio de 2021, com a distribuição de novos kits, com filmes diferentes, nova temática e atividades pedagógicas.

Além do aprendizado para os alunos da rede municipal de ensino, o IFSC Cineminha também foi importante para os bolsistas do IFSC, que tiveram trabalhos sobre o projeto apresentados em eventos como a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), Seminário de Extensão Universitária da Região Sul (Seurs) e artigo publicado em periódico da Universidade Federal da Bahia (UFBA).

EXTENSÃO CÂMPUS GAROPABA NEWS

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Leia Mais.