O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Notícia Aberta

Aplicações Aninhadas

Publicador de Conteúdos e Mídias

Mesa-redonda discute impacto de resolução do Conselho Nacional de Educação nos cursos de licenciatura

EVENTOS Data de Publicação: 06 abr 2022 02:15 Data de Atualização: 06 abr 2022 02:22

Como parte do 5º Seminário Institucional de Iniciação à Docência do IFSC, foi realizada na noite de terça-feira, 5 de abril, uma mesa-redonda online com profissionais de diferentes instituições de ensino superior de Santa Catarina para discutir a resolução 02/2019 do Conselho Nacional de Educação (CNE) e suas implicações nos cursos de licenciatura. A resolução, de dezembro de 2019, define as diretrizes curriculares nacionais para a formação inicial de professores para a educação básica e institui a Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica (BNC-Formação).

O evento foi transmitido e está disponível no canal do IFSC no YouTube. No debate, os participantes apontaram alguns problemas da Resolução e como as instituições podem se articular para tentar superá-los. Entre os problemas apontados, estão uma visão de educação que alguns debatedores consideraram “tecnicista”, com maior ênfase na prática em detrimento da teoria, a subordinação dos currículos das licenciaturas à Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Também foram apresentados cases de como as instituições organizam seus cursos de licenciatura e programas de formação de professores.

Contando com participantes do IFSC, do Instituto Federal Catarinense (IFC), das universidades federais de Santa Catarina (UFSC) e da Fronteira Sul (UFFS), além da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), a discussão ocorrida na mesa-redonda servirá como base para a redação uma carta do evento que embasará a elaboração a resolução do IFSC para os cursos de licenciatura.   
 


Este foi o segundo evento do 5º Seminário Institucional de Iniciação à Docência do IFSC, organizado pelo Fórum das Licenciaturas do IFSC, pela Pró-Reitoria de Ensino e pelas coordenações institucionais da Residência Pedagógica (RP) e do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid). O primeiro evento foi realizado em 1º de dezembro de 2021: a palestra online “A BNC-Formação: retrocessos nas políticas educacionais”, também disponível no canal do IFSC no Youtube. O terceiro e último dia do seminário será na próxima quinta, 7 de abril, presencialmente no Câmpus Palhoça Bilíngue, com mostra de experiências e atividades pedagógicas, além da leitura da carta do evento.

As inscrições podem ser feitas até o dia do evento. Para mais informações, acesse o site do seminário.

Debatedores da mesa-redonda

- Adriano Larentes da Silva - Pró-reitor de Ensino do IFSC
- Volmir von Dentz - IFSC (Câmpus São José)
- Adriana Mohr - UFSC
- Derlan Trombetta - UFFS
- Julice Dias - Udesc
- Tiago Moda - IFC

Mediação: Paula Alves de Aguiar - IFSC (Câmpus São José)
 

EVENTOS

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Leia Mais.