O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Notícia Aberta

Aplicações Aninhadas

Publicador de Conteúdos e Mídias

Palestra online vai debater impactos da BNC-Formação nas políticas educacionais

EVENTOS Data de Publicação: 26 nov 2021 14:48 Data de Atualização: 26 nov 2021 16:25

Ocorre na próxima quarta-feira, 1º de dezembro, às 19h, a palestra “A BNC-Formação: retrocessos nas políticas educacionais”, promovida pela Pró-Reitoria de Ensino do IFSC (Proen) e pelo Fórum Permanente das Licenciaturas do IFSC. Os palestrantes serão os professores Fernando Penna e Luciana Freitas, ambos da Universidade Federal Fluminense (UFF), do Rio de Janeiro. A transmissão será pelo canal do IFSC no YouTube.

“Essa discussão é fundamental para o IFSC, pois norteará a reelaboração das diretrizes para os cursos de licenciatura”, explica a coordenadora de Cursos de Graduação do IFSC, Juliana Almeida Coelho. O Fórum das Licenciaturas vem realizando leituras, estudos, discussões e capacitações sobre a Resolução CNE 02/2019, que institui a Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica (BNC-Formação), e seus impactos nas licenciaturas.

Não será necessário inscrever-se para participar da palestra. Durante a sua realização, será disponibilizado um formulário de presença, que dará direito ao certificado de participação no evento. O público poderá encaminhar questionamentos pelo chat do YouTube, que serão repassados aos palestrantes pela mediadora do evento.

A palestra destina-se principalmente a estudantes de cursos de licenciaturas, professores, bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) e Residência Pedagógica (RP) e demais envolvidos com os cursos de licenciatura e formação docente.

Conheça os palestrantes

Fernando Araújo Penna é doutor e mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Janeiro e bacharel e licenciado em História pela mesma universidade. Atualmente é diretor da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense e parte do corpo docente do Programa de Pós-Graduação em História Social da Faculdade de Formação de Professores da Universidade Estadual do Rio de Janeiro. Atualmente é líder do grupo de pesquisa "Núcleo de Estudos em Educação Democrática" (Need) e tem dedicado suas pesquisas mais recentes aos temas: educação democrática, ensino de história e "escola sem partido".

Luciana Maria Almeida de Freitas é doutora em Letras Neolatinas (Língua Espanhola) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e mestra em Linguística pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, além de licenciada em Letras (Português-Espanhol) e licenciada e bacharel em História. Lidera o Grupo de Pesquisa Discurso e Educação Linguística (Delin). Atualmente, é docente da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense e atua no Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagem. Suas investigações envolvem questões relativas à educação linguística e à formação docente, especialmente em espanhol, sob a perspectiva teórica da sociologia do discurso do Círculo de Bakhtin. É mãe do Antônio e atua como voluntária no apoio e no aconselhamento do aleitamento materno, por meio do Grupo Virtual de Amamentação.

 

EVENTOS

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Leia Mais.