O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Notícia Aberta

Aplicações Aninhadas

Publicador de Conteúdos e Mídias

Série de podcasts mostrará setor cervejeiro da Serra Catarinense

EXTENSÃO Data de Publicação: 17 set 2021 16:18 Data de Atualização: 17 set 2021 16:37

Os alunos da disciplina Atividades de Extensão I do curso superior de Engenharia de Alimentos do Câmpus Urupema estão produzindo uma série de podcasts sobre a cadeia produtiva da cerveja na região. Serra Cervejeira estreia nesta sexta-feira (17), no canal do youtube do câmpus e também no soundcloud.

São quatro episódios por enquanto, que vão ao ar até o Dia da Alimentação, em outubro, com os temas micro-cervejaria, representante de cervejeiros caseiros, cervejaria Industrial e pesquisadores do setor. Serão entrevistados produtores, pesquisadores e demais especialistas no assunto e ao final dos podcasts os alunos irão aos locais de produção para visitas-técnicas. Toda a experiência será documentada num blog da turma ao final do semestre.

Confira o primeiro episódio:

A demanda pela atividade surgiu da observação da professora de que o IFSC não estava muito integrado às empresas da região do setor cervejeiro. Foi quando um aluno do IFSC começou a procurar as cervejarias para parcerias. "Eu vi esse potencial com as outras empresas e que muitas não sabiam que temos esse curso (Engenharia de Alimentos). A primeira empresa topou na hora essa aproximação e daí surgiu o interesse e a busca pelo contato com as demais, deixando o IFSC à disposição para contribuir com o setor".

Para a professora, além de apresentar o IFSC para o setor, também apresenta para o aluno da instituição um ramo de oportunidades. "Conhecendo como funcionam as mais variadas empresas, portes, tamanhos e produções, abre-se um campo importante para o formado atuar", finaliza.

Para Maykon Allan Soldati Quandt, bolsista do projeto, os podcasts irão contribuir para a disseminação do conhecimento sobre a cerveja e são uma forma mais dinâmica de aprender o conteúdo. "Entre as entrevistas conversamos com um cervejeiro que explicou as diferenças entre as artesanais e as ditas "comuns" e com isso descobrimos centenas de tipo de cervejas ainda inexploradas. Foi muito interessante", completa. Segundo Maykon, as perguntas aos entrevistados foram formuladas em sala de aula pela turma de Engenharia de Alimentos, de maneira coletiva. "Filtramos todas as indicações ao final fomos selecionando aquelas mais adequadas para cada entrevistado", encerra.

EXTENSÃO CÂMPUS URUPEMA NEWS

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Leia Mais.