O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Notícia Aberta

Aplicações Aninhadas

Publicador de Conteúdos e Mídias

Site desenvolvido por pesquisadores do IFSC reúne práticas educacionais inclusivas

PESQUISA Data de Publicação: 28 fev 2019 18:38 Data de Atualização: 01 mar 2019 14:28

Uma plataforma colaborativa online desenvolvida por pesquisadores do Centro de Referência em Formação e Educação a Distância (Cerfead) do IFSC reúne iniciativas de educação inclusiva. Elas estão no site Educação Inclusiva, que tem como objetivo coletar e socializar essas práticas para auxiliar educadores a aprimorarem suas estratégias pedagógicas. No momento, os organizadores buscam pessoas que possam atuar como “caçadores de inclusão”, ajudando na procura por ações inclusivas.

A plataforma começou a ser desenvolvida no início de 2018. Ela surgiu a partir de uma dissertação de mestrado (da estudante Elaine Seiffert, do Cerfead) e de um projeto de pesquisa que tem a participação de servidores do IFSC. No final do ano, ocorreu a “fase piloto”, com coleta de práticas junto a um grupo de educadores - 20 delas foram cadastradas na plataforma. As busca pelas iniciativas no site pode ser feita por tipo de público atendido (como altas habilidades, baixa visão e surdocegueira, por exemplo)

O grupo de pesquisadores está desenvolvendo outros serviços para coletar e disponibilizar práticas educacionais relacionadas a diversos temas, dentre eles, o uso de tecnologias para educação e inovação. Para isso, pretendem ter o apoio dos “caçadores de inclusão”, pessoas que vão buscar as iniciativas. Esse grupo consiste de “uma rede estratégica de atores” do IFSC e de outras instituições, como define o coordenador da plataforma Educação Inclusiva, o professor Douglas Paulesky Juliani, do Cerfead.

No IFSC, os principais agentes são os coordenadores pedagógicos dos câmpus em conjunto com alunos voluntários. “Fora do IFSC, já temos parceria com a rede municipal de educação [de Florianópolis] na qual já coletamos mais de 20 práticas inclusivas. Outras entidades estão formando parceria com nosso projeto. Alunos também atuarão como caçadores de inclusão voluntários auxiliando na coleta e revisão das práticas cadastradas na plataforma”, explica Douglas. Qualquer pessoa que quiser contribuir pode mandar e-mail para ele, no endereço douglas.juliani@ifsc.edu.br.

O que é uma prática educacional inclusiva

Os organizadores da plataforma entendem como sendo uma prática educacional inclusiva aquela que permite o acesso ao processo de ensino e aprendizagem a todos estudantes que dela. Uma prática educacional inclusiva também ocorre, segundo eles, quando promove entre todos os que dela participam: colaboração, participação democrática, empatia, ética nas relações, solidariedade, proatividade, respeito à diversidade, cuidado com as pessoas e com o ambiente, sustentabilidade, confiança e cidadania.

Para saber mais e para enviar uma prática de educação inclusiva, visite o site Educação Inclusiva.

PESQUISA

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Leia Mais.