Abertura de microempreendimentos individuais e cooperativas de trabalho

O curso objetiva capacitar interessados em planejar e abrir microempresas individuais ou se organizarem em cooperativas de trabalho, principalmente no setor de serviços. Serão abordados temas como comportamentos do empreendedor, identificação de pontos fracos e fortes do negócio, elaboração de plano de negócio e aspectos legais e operacionais para abertura de um microempreendimento ou cooperativa.

Mercado de trabalho

O egresso poderá atuar em negócio próprio, como microempreendedor individual ou líder/membro de cooperativa no ramo de atividade em que já tenha experiência e conhecimento.

Pré-Requisitos

Idade mínima de 16 anos, com séries iniciais do ensino fundamental completas.


Câmpus Florianópolis

Informações

  • Número de Vagas

    25

  • Carga Horária

    60 horas/aula

  • Turno

  • Duração

Infraestrutura

Os laboratórios de línguas estrangeiras contem espaço para o professor com um computador, de forma a otimizar a comunicação entre aluno/professor, bem como compartilhar vídeos e áudios pelo computador; mobiliário que individualize o espaço de cada aluno, possibilitando ao aluno comunicar-se com o professor e colegas quando necessário. Os laboratórios de línguas estrangeiras contem carteiras para os alunos, mesa e cadeira para professor, quadro branco, pincel e apagador, recursos de multimídia, computador conectado à Internet.

Certificação

A certificação parcial acontecerá, caso solicitado pelo aluno, ao final de cada módulo, desde que tenha sido aprovado. A certificação total será oferecida ao aluno que tenha sido aprovado nos oito níveis do curso.

Contato

Coordenador:

E-mail:

Telefone:

Endereço:

Departamento Acadêmico de Linguagem, Tecnologia, Educação e Ciência
Instituto Federal de Santa Catarina - Câmpus Florianópolis
Telefone: (48) 3211 6000
Av. Mauro Ramos, 950, Centro, Florianópolis/SC - CEP: 88020-300
www.florianopolis.ifsc.edu.br

 

Página atualizada em: 31 Jan 2018

Voltar ao Topo