Marketing e Vendas para Pequenos Negócios

O curso traz conhecimentos básicos para quem deseja melhorar o marketing e as vendas de pequenos negócios. Os alunos aprendem a compreender o funcionamento do mercado e da valorização dos produtos; utilizar novas ferramentas e processos em sua comercialização; formular preços e conhecer novas formas de exposição de seus produtos e serviços.

Mercado de trabalho

O aluno formado no curso poderá atuar como:

  • Microempreendedor
  • Vendedor informal
  • Agricultor/produtor rural
  • Empreendedores que desejem criar pequenos negócios de vendas de produtos e serviços.

Pré-Requisitos

Pessoas com 16 anos ou mais e que tenham concluído o ensino fundamental.


Como entrar nesse curso?

Câmpus São Lourenço do Oeste

Informações

  • Número de Vagas

    40

  • Carga Horária

    60 horas/aula

  • Turno

    Noturno

  • Duração

    2 meses

Contato

DEPE: Daiana Schmidt
E-mail: depe.slo@ifsc.edu.br
Telefone: (49) 3344-8493 / (49) 3344-8495
Endereço:
IFSC Câmpus São Lourenço do Oeste
Rua Aderbal Ramos da Silva, 486 - Bairro Progresso
www.slo.ifsc.edu.br

Corpo Docente

Prof. João Eduardo Linhares

Prof. Luiz Alberto Vicari

Objetivos: 

• Compreender e aplicar os conceitos introdutórios de marketing e vendas em pequenos negócios. 

• Entender os conceitos básicos de marketing e vendas, na teoria, e através de ferramentas. 

• Conhecer técnicas e métodos de melhor atender aos clientes. 

• Reconhecer e diferenciar o mercado, desenvolvendo estratégias de determinação de preços. 

• Utilizar o Mix de Marketing (4Ps) como auxílio no processo de comercialização. 

• Elaborar estratégias de vendas e marketing. 

• Conhecer formas de melhor atender aos clientes. 

• Desenvolver melhores ofertas ao mercado de produtos e serviços. 

Conteúdos: 

• Marketing: A importância, o Escopo, o que é, a que se aplica, quem faz. 

• Conceitos Centrais: Necessidades, Desejos e Demandas dos clientes. 

• Mercados Alvo, Posicionamentos e Segmentação. 

• Planejamento Estratégico na Unidade de Negócio: A missão do Negócio, SWOT, estabelecimento de metas, o feedback e o controle. 

• Vendas: Estratégias de Vendas. 

• Atendimento ao Cliente: Técnicas, Simulações e Pesquisas. 

• Formulação de Preços: Ponto de Equilíbrio, Composição das Despesas, Estratégias. 

• Mix de Marketing: Produto, Preço, Praça e Promoção. 

• Construção de Valor, satisfação e fidelidade do cliente. 

• Influência do comportamento do consumidor: fatores culturais, sociais e pessoais. 

• Marcas: O papel das marcas.

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