Comunicação e Atendimento ao Cliente

O curso tem o objetivo de qualificar trabalhadores no setor de vendas e serviços de micro e pequenas empresas da região.

Mercado de trabalho

Estabelecimentos comerciais.

Pré-Requisitos

Idade mínima 16 anos e ensino fundamental completo.


Como entrar nesse curso?

Câmpus São Lourenço do Oeste

Informações

  • Número de Vagas

    Turma A - 40 vagas
    Turma B - 40 vagas

  • Carga Horária

    21 horas/aula

  • Turno

    Vespertino

    Noturno

  • Duração

    2 meses

Contato

DEPE: Daiana Schmidt
E-mail: depe.slo@ifsc.edu.br
Telefone: (49) 3344-8493 / (49) 3344-8495
Endereço:
IFSC Câmpus São Lourenço do Oeste
Rua Aderbal Ramos da Silva, 486 - Bairro Progresso
www.slo.ifsc.edu.br

Corpo Docente

Prof. Alex Restelli

Prof. Kleber Ferreira da Silva

Profa. Mariene Peres Morona

Objetivos:


• Qualificar mão de obra no setor de vendas e serviços de micro e pequenas empresas;

•  Desenvolver nos alunos a capacidade de resolver situações cotidianas e especiais no

atendimento dos clientes;

• Desenvolver a capacidade de se colocar no lugar do cliente;

• Auxiliar no aperfeiçoamento dos aspectos de comunicação, falar de improviso,

comunicação verbal e não verbal;

•  Identificar e entender o perfil do cliente e decidir à técnica apropriada para ser

utilizada em cada tipo de necessidade e situação;

• Contribuir para a melhoria da efetividade do setor produtivo local, principalmente

das micro e pequenas empresas;

• Aumentar os vínculos do IFSC com o setor produtivo.

Competências do Egresso:


• Prestar informações e sugestões sobre a localidade e os produtos;

• Esclarecer dúvidas dos clientes sobre os diversos produtos ofertados;

• Atender e resolver reclamações de clientes, tendo em conta a necessidade de manter

um bom clima relacional;

• Aplicar técnicas de recepção e sondagem das preferências dos clientes;

• Apresentar etiqueta social;

• Estabelecer e aplicar procedimentos de apresentação e acomodação dos clientes;

• Estabelecer e aplicar procedimentos de abordagem para finalizar um serviço;

• Praticar procedimentos de segurança;

• Monitorar o andamento dos pedidos/compras;

• Atender os clientes internos e externos com cortesia, gentileza e respeito;

• Aplicar a agregação de valor a produtos e serviços para satisfazer o consumidor, adequando as estratégias mercadológicas diante da mudança do comportamento do consumidor.

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