Formação Continuada para Docentes de Matemática

O objetivo do curso é oportunizar a atualização e aprofundamento teórico e metodológico de professores que ministram aulas de Matemática no Ensino Fundamental. Os alunos/docentes aprenderão a explorar possibilidades de propostas didáticas diferentes das convencionais e que podem colaborar para um processo de ensino-aprendizagem mais significativo da Matemática.

Mercado de trabalho

Docência na unidade curricular de Matemática no Ensino Fundamental, em instituições públicas ou privadas.

Pré-Requisitos

Ter cursado ou estar cursando licenciatura em Matemática.


Como entrar nesse curso?

Câmpus São Lourenço do Oeste

Informações

  • Número de Vagas

    30

  • Carga Horária

    40 horas/aula

  • Turno

    Noturno

  • Duração

    2 meses

Contato

DEPE: Daiana Schmidt
E-mail: depe.slo@ifsc.edu.br
Telefone: (49) 3344-8493 / (49) 3344-8495
Endereço:
IFSC Câmpus São Lourenço do Oeste
Rua Aderbal Ramos da Silva, 486 - Bairro Progresso
www.slo.ifsc.edu.br

Corpo Docente

Prof. Vanessa Juliana da Costa

Objetivos:

• Oportunizar a atualização e aprofundamento teórico e metodológico de professores que ministram aulas de Matemática;
• Apresentar abordagens didáticas diversificadas que colaborem para a formação docente que diz respeito ao aprimoramento do processo de ensino-aprendizagem de Matemática;
• Refletir criticamente diante de questões do ensino e da aprendizagem de matemática, de modo a desenvolver melhores estratégias para que o aluno se aproprie do conhecimento;
• Compreender aspectos teóricos referentes à elaboração do conhecimento matemático;
• Discutir questões referentes aos modos de ver e conceber o Ensino de Matemática;
• Planejar ações da atividade de ensino para promover melhorias no aprendizado;
• Analisar questões referentes às formas de avaliação do ensino-aprendizagem de Matemática;
• Utilizar materiais didáticos, laboratório e recursos tecnológicos para auxiliar no processo de ensino-aprendizagem;

Conteúdos: 

• Pressupostos teóricos e metodológicos do Ensino de Matemática;
• Pesquisas e Tendências da Educação Matemática;
• Contextualização de atividades de ensino de Matemática e materiais didáticos para auxiliar o ensino-aprendizagem;
• Utilização dos recursos tecnológicos e laboratório de Matemática para promover o aprendizado dos alunos.

Página atualizada em:

Voltar ao Topo