Abertura de microempreendimentos individuais e cooperativas de trabalho

O curso objetiva capacitar interessados em planejar e abrir microempresas individuais ou se organizarem em cooperativas de trabalho, principalmente no setor de serviços. Serão abordados temas como comportamentos do empreendedor, identificação de pontos fracos e fortes do negócio, elaboração de plano de negócio e aspectos legais e operacionais para abertura de um microempreendimento ou cooperativa.

Mercado de trabalho

O egresso poderá atuar em negócio próprio, como microempreendedor individual ou líder/membro de cooperativa no ramo de atividade em que já tenha experiência e conhecimento.

Pré-Requisitos

Idade mínima de 16 anos, com séries iniciais do ensino fundamental completas.


Como entrar nesse curso?

Câmpus São Miguel do Oeste

Informações

  • Número de Vagas

    40

  • Carga Horária

    1000 horas/aula

  • Turno

    Noturno

  • Duração

    4 semestres

Infraestrutura

O curso técnico Subsequente em Administração conta com salas de aulas climatizadas, equipadas com projetores multimídia e acesso à internet. Dispõe também de laboratórios de informática para atividades de ensino. Para que os educandos possam estudar e consolidar as atividades de ensino/aprendizagem, o câmpus dispõe de ambientes com computadores e acesso à internet para pesquisa, sala de videoconferência para atividades extra curriculares, sala de apoio pedagógico, sala de coordenação, além das instalações administrativas. A biblioteca do câmpus possui acervo bibliográfico necessário para o curso e dispõe de salas de estudos e computadores com acesso à internet.

Resolução de aprovação da oferta do curso

Consulte a resolução de aprovação da oferta do curso

Projetos de Pesquisa e Extensão

Á área de Gestão e Negócios é recente e ainda não conta com projetos de pesquisa próprios. Mesmo assim, os professores da área de Gestão de Negócios integram grupos de pesquisa e estão desenvolvendo/participando em projetos relacionados com as demais áreas de conhecimento ofertadas no câmpus. 

Certificação

O curso está dividido em quatro semestres, sendo que o estudante pode solicitar certificação final de Técnico em Administração após cumprir todas as unidades curriculares que compõem o curso em suas mil horas. O estudante também pode solicitar certificação intermediária ao concluir as primeiras 480 horas de curso (módulos I e II), obtendo o certificado de Assistente Administrativo.

Contato

Coordenador: Cherilo Dalbosco

E-mail: cherilo.dalbosco@ifsc.edu.br

Telefone: 49988167485

Endereço:

IFSC Câmpus São Miguel do Oeste
Rua 22 de Abril, 2440, São Luiz, São Miguel do Oeste - SC, CEP 89900-000
Fone: (49) 3631-0400

Site: www.smo.ifsc.edu.br.

Página atualizada em: 31 Jan 2018

Voltar ao Topo