Tecnologia em Alimentos

O Curso Superior de Tecnologia em Alimentos tem como objetivo formar profissionais capacitados para desempenhar atividades de fomento da produção agropecuária, utilização das tecnologias de produção, controle de qualidade e preservação de forma racional e econômica, visando reduzir o impacto ambiental.

Mercado de trabalho

  • Indústrias alimentícias;
  • Empresas de armazenamento e distribuição de alimentos;
  • Indústrias de aproveitamento de resíduos;
  • Setor de desenvolvimento de novos produtos, inovação e registro de patente;
  • Prestador de serviços para empresas e indústrias de alimentos;
  • Instituições de pesquisas científicas e tecnológicas, como colaborador, pesquisador e docente;
  • Empresas do ramo alimentício como padarias, restaurantes, hotéis, supermercados, frigoríficos, cozinhas industriais e hospitalares, escolas, dentre outros, prestando serviços técnicos especializados;
  • Laboratórios de análises físico-químicas, sensoriais, microbiológicas e de determinação analítica da constituição química dos alimentos e suas propriedades alimentares de produtos de origem animal e vegetal;
  • Instituições de inspeções sanitárias;
  • Empresas de consultoria para elaboração de projetos, programas de trabalho e de processos industriais; 
  • Venda especializada de matérias-primas e insumos alimentícios.
  • Agências de vigilância sanitária.

Pré-Requisitos

Para ingressar no Curso Superior de Tecnologia em Alimentos, o aluno deve ter o Ensino Médio completo.


Como entrar nesse curso?

Câmpus Urupema

Informações

  • Número de Vagas

    40

  • Carga Horária

    3000 horas/aula

  • Turno

    Integral *

  • Duração

    6 semestres

(*) A maioria das aulas acontece no período Integral

Infraestrutura

O Câmpus Urupema possui adequada infraestrutura para realização de atividades de ensino, pesquisa e extensão, sendo dois prédios divididos em cinco salas de aula e diversos laboratórios, uma biblioteca, área de integração e setores administrativos. 

 

Os laboratórios do Câmpus Urupema possuem equipamentos e materiais necessários para a realização de aulas práticas, com destaque para os laboratórios de:

  • Análise de Alimentos
  • Análise Sensorial
  • Processamento de Frutas e Hortaliças
  • Processamento de Carnes e Derivados
  • Processamento de Leites e Derivados
  • Gastronomia e Panificação
  • Informática
  • Microbiologia
  • Microvinificação

O câmpus dispõe ainda de uma sala de reagentes para estoque de reagentes e materiais que abastecem os laboratórios e duas câmaras frias, onde são armazenadas as matérias-primas perecíveis. Todos os laboratórios são espaços sinalizados, arejados e iluminados e com toda a infraestrutura de segurança física, como câmaras de exaustão para gases e kits de primeiros socorros, além de chuveiro de emergência, lava olhos e extintores de incêndio nos corredores. Além dos laboratórios o câmpus ainda conta com uma Casa de Vegetação e um Pomar Experimental.

 

Biblioteca

A biblioteca do câmpus oferece obras de consulta local e empréstimo aos discentes, além de um espaço com computadores para uso em pesquisa e acesso ao acervo virtual. O IFSC conta com um acervo virtual que possui centenas de milhares de títulos de e-books das mais variadas áreas do conhecimento e em diversos idiomas, entre eles, português, inglês e espanhol. Todo aluno do IFSC têm acesso ao Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, uma biblioteca virtual que reúne e disponibiliza o melhor da produção científica internacional. Ele conta com um acervo de mais milhares títulos com texto completo, centenas de bases referenciais, bases dedicadas exclusivamente a patentes, além de livros, enciclopédias e obras de referência, normas técnicas, estatísticas e conteúdo audiovisual.Você consegue acessar o Portal dentro do câmpus ou remotamente por meio do seu cadastro na Comunidade Acadêmica Federada (CAFe). 

 

Área didática com Unidades de Ensino e Produção

Sala Multiuso

Pomar Experimental

Núcleo de Educação à Distância

Casa de Vegetação

 

Área de convivência estudantil

Copa com armários individuais, microondas e refrigerador

Jogos para recreação

Puffs para descanso

Matriz Curricular

Consulte as disciplinas do curso

Projeto pedagógico do curso

Consulte o projeto pedagógico do curso

Resolução de aprovação da oferta do curso

Consulte a resolução de aprovação da oferta do curso

Projetos de Pesquisa e Extensão

O Câmpus Urupema realiza diversos projetos de pesquisa científica e tecnológica, bem como atividades de extensão, buscando o desenvolvimento e a difusão de soluções inovadoras que atendam as demandas da região da Serra Catarinense. Os estudantes poderão participar de projetos de pesquisa e extensão voltados para diversas áreas.

 

Quanto aos projetos de pesquisa científica e tecnológica o IFSC Câmpus Urupema atua principalmente nos eixos de Recursos Naturais e Tecnologia de Alimentos e suas pesquisas estão relacionadas às áreas de Ciências Agrárias, Agronomia, Ciências Exatas e da Terra, Ciência de Alimentos, Ciência e Tecnologia de Bebidas, Ciências Biológicas e Microbiologia, Viticultura e Enologia. Destaca-se a participação dos docentes do Curso Superior de Tecnologia em Alimentos nos seguintes grupos de pesquisa:

 

1) Inovação e desenvolvimento de alimentos e bebidas na região serrana de SC 

Cadastrado no CNPq e certificado pela instituição sob a denominação foi formado em 2016 e atua, desde então, nas linhas de pesquisa Agroecologia, Agrobiodiversidade e Segurança Alimentar, Processamento de frutas e hortaliças, Pós-colheita de frutas e Tecnologia de Bebidas.

 

2) Microbiologia aplicada no desenvolvimento de sistemas e processos biotecnológicos

Cadastrado no CNPq e certificado pela instituição sob a denominação foi formado em 2016, o grupo tem por objetivo desenvolver tecnologias, produtos e/ou processos, de base microbiológica, que venham a contribuir com o aumento da produtividade e renda no setor rural e industrial da região serrana de Santa Catarina.

 

Dentre as atividades de extensão o Câmpus Urupema repassa práticas de pesquisa em alimentos para a comunidade da Serra Catarinense. Há um notável desenvolvimento regional quanto às atividades de produção de alimentos, que se apresentam como uma alternativa à mera comercialização de commodities agrícolas. Dentre as atividades de extensão podemos destacar a realização de projetos e cursos de curta duração para produtores e ainda a realização de eventos, como o Seminário de Enologia e Turismo.

 

O IFSC ainda incentiva a participação em eventos científicos no País e no exterior, possibilitando assim, a difusão dos conhecimentos gerados em projetos no decorrer do curso. Anualmente, o câmpus participa da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNTC) e do Seminário de Ensino, Pesquisa Extensão e Inovação do IFSC (SEPEI). Eventos que possibilitam aos discentes, aos docentes e aos pesquisadores espaços adequados para apresentação dos trabalhos desenvolvidos, o diálogo intercâmpus e a interação no ecossistema de pesquisa científica do instituto.

Certificação

Ao final do curso, o aluno receberá um Diploma de Curso Superior com o título de Tecnólogo(a) em Alimentos.

Contato

Coordenadora: Ana Carolina Moura de Sena Aquino

Fone: (49) 3236-3117

E-mail: alimentos.urp@ifsc.edu.br

Corpo Docente

Profa. Ana Carolina Moura de Sena Aquino - Eng. de Alimentos - Doutora - Dedicação exclusiva

Prof. Eder Daniel Corvalão - Administração de Empresas - Doutor - Dedicação exclusiva

Prof. Geovani Raulino - Licenciado em Matemática - Mestre - Dedicação exclusiva

Profa. Giliani Veloso Sartori - Farmacêutica - Doutora - Dedicação exclusiva

Prof. Jailson de Jesus - Químico Industrial - Doutor - Dedicação exclusiva

Profa. Larice Steffen Peters - Graduada em Administração Pública - Mestre - Dedicação exclusiva

Profa. Leilane Costa de Conto - Eng. Agrônoma - Doutora - Dedicação exclusiva

Prof. Marcos Roberto Dobler Stroschein - Eng. Agrônomo - Doutor - Dedicação exclusiva

Profa. Mariana Ferreira Sanches - Licenciada e Bacharel em Química - Doutora - Dedicação exclusiva

Prof. Pedro Rates Vieira - Biólogo - Mestre - Dedicação exclusiva

Profa. Taiana Maria Deboni - Eng. de Alimentos - Doutora - Dedicação exclusiva

Profa. Tamara Melo de Oliveira - Licenciada em Português e Literaturas de Língua Portuguesa - Doutora - Dedicação Exclusiva

Prof. Tiago Henrique de Paula Alvarenga - Bacharel em Administração - Doutor - Dedicação exclusiva

Página atualizada em: 24/04/2020

Voltar ao Topo