Pesquisa e Prática Pedagógica

A principal finalidade do curso é contribuir para a formação continuada de professores do Ensino Básico das redes de ensino do município e seu entorno. Ao longo das aulas, os estudantes serão incentivados a reconhecer a pesquisa como parte da prática pedagógica nos diferentes níveis e modalidades de ensino e a construir a prática pedagógica de maneira contínua a partir da reflexão sobre o trabalho e a experiência docente. O curso também irá propiciar a articulação de conhecimentos teóricos e práticos na formação do docente como agente transformador do contexto socioeducacional e cultural em que atua, o desenvolvimento de pesquisa-ação no contexto educacional e o exercício da escrita científica como relato de práticas docentes e o caminho para construção e difusão de conhecimentos pedagógicos.

Mercado de trabalho

O especialista em Pesquisa e Prática Pedagógica possui uma atuação ampla com foco dirigido à educação básica, atendendo especialmente a Educação Infantil e o Ensino Fundamental e Médio. Após a conclusão do curso, espera-se que o profissional educador possa estabelecer em seu trabalho docente uma práxis que compreenda a pesquisa como prática pedagógica, refletindo sobre sua atuação e transformando sua forma de trabalho e a realidade em que atua, tendo como parâmetros os conhecimentos teóricos e metodológicos discutidos no curso. 

Pré-Requisitos

  • Ter diploma de graduação reconhecido pelo MEC
  • Ser, preferencialmente, professor ou técnico que esteja atuando em unidades de ensino e tenha interesse em inserir a pesquisa como prática pedagógica na rotina escolar

Erro

O conteúdo não pôde ser encontrado.

Todos os câmpus que ofertam o curso

Voltar ao Topo