Abertura de microempreendimentos individuais e cooperativas de trabalho

O curso objetiva capacitar interessados em planejar e abrir microempresas individuais ou se organizarem em cooperativas de trabalho, principalmente no setor de serviços. Serão abordados temas como comportamentos do empreendedor, identificação de pontos fracos e fortes do negócio, elaboração de plano de negócio e aspectos legais e operacionais para abertura de um microempreendimento ou cooperativa.

Mercado de trabalho

O egresso poderá atuar em negócio próprio, como microempreendedor individual ou líder/membro de cooperativa no ramo de atividade em que já tenha experiência e conhecimento.

Pré-Requisitos

Idade mínima de 16 anos, com séries iniciais do ensino fundamental completas.


Câmpus Canoinhas

Informações

  • Número de Vagas

    30

  • Carga Horária

    20 horas/aula

  • Turno

  • Duração

Infraestrutura

O curso utiliza a estrutura básica de sala de aula do câmpus, com carteiras para os estudantes, quadro branco e projetor multimídia. As calculadoras científicas para uso durante as aulas devem não serão fornecidas pelo câmpus. 

Além disso, o estudante conta com a estrutura da biblioteca e o acesso ao seu acervo, para consultas locais e empréstimos domiciliares, bem como pode utilizar os terminais de consulta, a sala de estudos e os computadores com acesso à internet. O câmpus conta ainda com infraestruturada de laboratórios de informática, cantina e banheiros adaptados. 

Certificação

O egresso recebe o certificado de conclusão de curso de formação contiuada em Uso de Calculadoras Científicas. 

Contato

Coordenador:

E-mail:

Telefone:

Endereço:

O curso de formação contiuada em Uso de Calculadoras Científicas é presencial, e suas aulas acontecem no Câmpus Canoinhas. 

IFSC Câmpus Canoinhas
Av. Expedicionários, 2.150, Campo da Água Verde, Canoinhas - SC, CEP: 89460-000
Fone: (47) 3627-4500

Site: http://canoinhas.ifsc.edu.br
E-mail: marlon.mulhbauer@ifsc.edu.br, antonio.patrocinio@ifsc.edu.br

Página atualizada em: 31 Jan 2018

Voltar ao Topo