Treinamento de Manipuladores de Alimentos

O curso tem como objetivo qualificar manipuladores de alimentos para a produção de alimentos seguros, construir conhecimentos para manipulação segura dos alimentos que minimizem os riscos de doenças transmitidas por alimentos (DTAs), desenvolver habilidades que permitam a correta aplicação dos princípios de higiene pessoal, ambiental, de equipamentos e utensílios e de alimentos e contribuir para a formação inicial e continuada dos profissionais da área.

Mercado de trabalho

O egresso do curso é o profissional capaz de produzir alimentos seguros considerando os critérios de boas práticas de manipulação e com responsabilidade ambiental. Atribuições mínimas:

− Higienizar equipamentos básicos de cozinha.
− Higienizar utensílios básicos da produção de alimentos.
− Selecionar e higienizar matérias-primas básicas utilizadas na produção de alimentos (cereais, leguminosas, verduras, ervas aromáticas, especiarias, condimentos, legumes, frutas, farináceos, carnes, aves, peixes, frutos-do-mar, bebidas e ovos). 
− Realizar a higiene pessoal.
− Higienizar o ambiente de trabalho de produção de alimentos.
− Conservar e armazenar adequadamente os produtos: congelados, refrigerados, secos (perecíveis e pouco-perecíveis), material de limpeza, utensílios e etiquetagem.

Pré-Requisitos

Idade mínima de 16 anos.


Câmpus Canoinhas

Informações

  • Número de Vagas

    36

  • Carga Horária

    16 horas/aula

  • Turno

  • Duração

Infraestrutura

O câmpus conta com cinco laboratórios equipados, relacionados diretamente à área de tecnologia de alimentos: Laboratório de Físico-Química, Laboratório de Análises de Alimentos, Laboratório de Processamento de Carnes e Vegetais, Laboratório de Processamento de Produtos Lácteos e de Panificação e Laboratório de Ciências da Natureza. Os serviços oferecidos pela biblioteca aos alunos são: acesso à internet sem fio; computadores com acesso à internet; empréstimo domiciliar; consulta local do acervo; levantamento bibliográfico; serviço de referência; orientação para normalização de trabalhos acadêmicos; visita orientada; lista de novas aquisições; elaboração de fichas catalográficas; capacitação de usuário; serviços online de renovação, reserva de materiais e consulta ao acervo. O acervo - composto por livros, publicações periódicas impressas e periódicos no formato digital -, contempla a bibliografia básica e complementar do curso.

Certificação

O egresso recebe o certificado de conclusão de curso de formação continuada em Treinamento de Manipuladores de Alimentos. 

Contato

Coordenador:

E-mail:

Telefone:

Endereço:

O curso de Formação Continuada em Treinamento de Manipuladores de Alimentos é presencial, e suas aulas acontecem no Câmpus Canoinhas. 

IFSC Câmpus Canoinhas
Av. Expedicionários, 2.150, Campo da Água Verde, Canoinhas - SC, CEP: 89460-000
Fone: (47) 3627-4500

Site: http://canoinhas.ifsc.edu.br

Página atualizada em: 06/09/2018

Voltar ao Topo