Eleições 2019

Acompanhe o processo de consulta eleitoral para a escolha de reitor e diretores-gerais

Neste ano, o IFSC terá o maior processo eleitoral da sua história. Alunos e servidores irão escolher o(a) novo(a) reitor(a) que irá comandar a instituição de 2020 a 2024.

Além do(a) reitor(a), serão eleitos os diretores-gerais dos câmpus Araranguá, Caçador, Canoinhas, Chapecó, Criciúma, Florianópolis, Florianópolis-Continente, Gaspar, Garopaba, Itajaí, Jaraguá do Sul-Centro, Jaraguá do Sul-Rau, Joinville, Lages, Palhoça Bilíngue, São Carlos, São José, São Miguel do Oeste, Tubarão, Urupema e Xanxerê. 

Pela primeira vez, as eleições poderão ocorrer em até dois turnos. Participam da escolha os servidores docentes e técnico-administrativos, que compõem o quadro de pessoal ativo permanente do IFSC, bem como os alunos regularmente matriculados nos cursos de Ensino Médio, técnico, de graduação e de pós-graduação, presenciais ou a distância, até a data de homologação dos candidatos. 

Todos os servidores e alunos votam para o cargo de reitor(a). Os estudantes e servidores lotados nos câmpus também votam para direção-geral do câmpus, com exceção da comunidade acadêmica do Câmpus Avançado São Lourenço do Oeste que vota apenas para reitor(a).

Os alunos dos cursos a distância podem votar para reitor(a) e diretor(a)-geral no câmpus que estiverem regularmente matriculados ou podem votar para o cargo de reitor(a) no câmpus de preferência, caso solicite voto em trânsito.

Cronograma

Veja as principais datas do calendário eleitoral

- Inscrições dos candidatos: de 27 de setembro a 4 de outubro
- Divulgação dos inscritos: 7 de outubro
- Período da campanha eleitoral: 15 de outubro a 11 de novembro
- Eleição 1º turno: 13 de novembro
- Divulgação dos resultados: 14 de novembro
- Período da campanha 2º turno: 20 de novembro a 29 de novembro
- Eleição 2º turno: 5 de dezembro
- Divulgação dos resultados: 6 de dezembro
- Homologação dos resultados no Consup: 16 de dezembro
- Data provável da posse: 20 de abril de 2020

O calendário completo está disponível no regulamento das Eleições 2019.