topo blog gestao

Blogs

Blogs

Debate sobre o Plano de oferta de cursos e vagas do IFSC

Olá!

Nesta semana, realizamos, em parceria com a Pró-reitoria de Ensino do IFSC, uma discussão política e técnica sobre o Plano de oferta de cursos e vagas da nossa instituição, conhecido como POCV. Foi uma excelente oportunidade de planejarmos juntos o futuro do IFSC. 



A reunião envolveu os diretores-gerais dos câmpus, os chefes de departamento de Florianópolis e os chefes dos Departamentos de Ensino e Extensão (Depe). A presença dos chefes dos Depes e dos departamentos de Florianópolis enriqueceu o debate porque eles têm mais informações do processo de ensino e aprendizagem. 

A equipe de direção-geral do Câmpus São José organizou a pausa para o café e providenciou os espaços e equipamentos que possibilitaram aproveitar bem o tempo dos participantes. Quero destacar ainda a organização das planilhas pelo coordenador da Comissão do POCV, o professor Marcos Moecke, que tornou tudo mais fácil. 



 

Até 7 de abril, todos devem atualizar seus dados que estão no Google Drive para 2023. Ainda teremos um longo caminho até produzirmos o novo capítulo do POCV no Plano de Desenvolvimento Institucional 2025 – 2029, nosso PDI, mas penso que estamos no caminho certo. Apenas precisamos alinhar algumas expectativas para que as finalidades dos Institutos Federais não sejam desrespeitadas. 

No dia seguinte, apresentamos uma minuta de proposta para ocupação dos cargos públicos em atendimento à legislação vigente. Todos os servidores que assumirem cargos de CD devem ter, no mínimo, 120 horas de formação em áreas de gestão educacional, liderança, planejamento, governança, integridade entre outras correlatas. Há ainda os critérios específicos para ocupação de cargos de reitor, diretor-geral e pró-reitores. 

Na minuta, havia uma preocupação em avançarmos na garantia de maior equidade de gênero e de raça. Dados do ano passado nos mostram que o IFSC tinha 2.398  servidores que se declaram brancos, o que equivale a 84% do nosso quadro total de pessoal. Aí temos 269 (10%) pardos, 103 (4%) pretos, 27 amarelas e 4 indígenas. Essa informação tem como referência o trabalho dos participantes do I Fórum das Comissões de Heteroidentificação do Oeste Catarinense, realizado em junho de 2022. Mas poucos participam da alta administração. Atualmente, entre os 120 servidores que estão em cargo de direção, apenas 9 são negros ou pardos. Entre quem ocupa função gratificada, tempos 36 negros ou pardos de um total de 305 FGs; , entre os coordenadores de curso, temos 12 negros ou pardos de 173 FCC. 

Por coincidência, o presidente Lula publicou em 21 de março o decreto nº11.443, que determina que se tenha 30% de negros ocupando os cargos de CD até o final de 2025. Como o IFSC ocupa muitos de seus cargos por eleições, teremos que discutir formas de atendimento desse percentual.

Na mesma reunião do Colégio de Dirigentes, nosso Codir, a nossa diretora de Gestão do Conhecimento Sabrina apresentou o plano para transição de gestão, que tem por objetivo qualificar esse processo, reduzindo a perda de conhecimento institucional. 

Vamos mantendo todos atualizados sobre o andamento dos processos!

Até mais!

Site Map

Recent Bloggers

thumbnail
Posts: 41
Number of Ratings: 0
Date: 3/28/24
thumbnail
Posts: 35
Number of Ratings: 0
Date: 4/17/24
thumbnail
Posts: 27
Number of Ratings: 0
Date: 3/27/24
thumbnail
Posts: 17
Number of Ratings: 0
Date: 4/5/24
thumbnail
Posts: 17
Number of Ratings: 0
Date: 3/4/24
thumbnail
Posts: 10
Number of Ratings: 0
Date: 2/9/24
thumbnail
Posts: 6
Number of Ratings: 0
Date: 4/17/24