topo blog gestao

Blogs

Blogs

Mudanças na engenharia

A Pró-Reitoria de Administração (Proad), por meio do Departamento de Obras e Engenharia e do Departamento de Compras, promoveu neste ano uma série de mudanças para adequar os contratos que envolvem serviços de engenharia às normas vigentes. Um desses contratos, o de manutenção de elevadores, passou a ter termo de referência assinado por engenheiro mecânico habilitado (o professor George Henry Wojcikiewicz, do Câmpus São José, está fazendo esse trabalho por meio de acordo de cooperação entre aquele câmpus e a Reitoria). A maneira como esse e outros contratos que envolvem serviços de engenharia estavam sendo feitos antes não atendia plenamente a legislação. 

Algumas mudanças técnicas nos contratos e na fiscalização deles foram feitas para atender a nova lei de licitações (14.133/2021) e outras normativas vigentes. Por conta disso, alguns processos têm demorado mais do que anteriormente e gerado alguns questionamentos por parte dos câmpus, o que compreendemos perfeitamente. Mas o trabalho que tem sido desenvolvido é importante e está sendo feito para durar bastante tempo e cumprir os princípios que regem a administração pública.

Também estamos trabalhando em um novo planejamento institucional para os contratos que envolvem serviços de engenharia no IFSC. A ideia é termos uma atuação mais regional, com menos contratos individuais de câmpus. Contratos de manutenção de elevadores, de aparelhos de ar condicionado e de manutenção preventiva vão ser executados por ordem de serviço, sem a necessidade de um funcionário da prestadora de serviço (um zelador) atuando no IFSC. Com isso, pretendemos economizar recursos públicos. 

Outra mudança recente está nos procedimentos de medições de obras, visando qualificar a gestão dos processos de engenharia de alta complexidade. A Proad vem buscando aperfeiçoar procedimentos visando atender os preceitos da gestão de riscos. 

Informo ainda que estamos trabalhando na publicação de uma instrução normativa que vai organizar o trabalho dos engenheiros do IFSC. Uma das medidas é aumentar a atuação dos profissionais de engenharia em fiscalização e acompanhamento de obras.

O Departamento de Obras e Engenharia está à disposição para tirar dúvidas, se necessário, pelos telefones (48) 3877-9061 e (48) 9-9602-3770 (com atendimento pelo WhatsApp nesse número) ou, ainda, pelo e-mail engenharia.rei@ifsc.edu.br

Site Map

Recent Bloggers

thumbnail
Posts: 41
Number of Ratings: 0
Date: 3/28/24
thumbnail
Posts: 35
Number of Ratings: 0
Date: 4/17/24
thumbnail
Posts: 27
Number of Ratings: 0
Date: 3/27/24
thumbnail
Posts: 17
Number of Ratings: 0
Date: 4/5/24
thumbnail
Posts: 17
Number of Ratings: 0
Date: 3/4/24
thumbnail
Posts: 10
Number of Ratings: 0
Date: 2/9/24
thumbnail
Posts: 6
Number of Ratings: 0
Date: 4/17/24