topo blog gestao

Blogs

Blogs

Encontros na capital federal

Olá a todos e todas!

Estamos encerrando uma semana muito produtiva de reuniões em Brasília, onde chegamos na última terça-feira (28). Nossa comitiva contava com os pró-reitores Jesué Graciliano da Silva (Desenvolvimento Institucional), Adriano Larentes da Silva (Ensino) e Aloísio da Silva Júnior (Administração), e do assessor de Relações Institucionais e Parcerias, Vinícius de Luca Filho. A diretora-geral do Câmpus Gaspar, Ana Paula Kuczmynda da Silveira, também se juntou à nossa delegação em alguns momentos, em razão da gravidade por que passa aquele câmpus, devido ao risco de desabamento de um dos blocos de salas de aula e laboratórios.

Recomposição orçamentária

De todos os assuntos que conversamos, a expectativa da recomposição orçamentária é o que mais nos deixa otimistas. Em reunião no MEC, fomos informados de que o governo deve anunciar, em breve, o montante de R$ 390 milhões para a Rede Federal. O recurso da assistência estudantil também deverá ser recomposto, segundo a Setec. A Rede deverá receber um acréscimo em investimento na ordem de R$ 190 milhões. Além disso, haverá abertura de novos códigos de vagas para a contratação de docentes – mais de 3 mil vagas para toda a rede. São excelentes notícias que nos deixaram muito otimistas.


 

Educação especial

A perspectiva de contratação de profissionais temporários para atuar na educação especial é outra medida importante que tratamos no MEC. Isso deverá melhorar o serviço prestado e evitar a precarização, já que os profissionais dessa área hoje são terceirizados.

Tipologia do Câmpus São Lourenço do Oeste

Outra demanda antiga do IFSC é a mudança da tipologia do nosso Câmpus Avançado São Lourenço do Oeste. Isso vai permitir aumentar o número de docentes e técnicos. Vamos nos empenhar para um espaço definitivo para aquele câmpus tão estratégico.

Política de EaD

Ainda na Setec/MEC tratamos do fortalecimento da educação a distância por meio da elaboração de uma política específica para essa modalidade, o que envolve a estruturação dos Núcleos de EaD (Neads).


 

EJA

Um aspecto muito importante discutido na Setec foi nosso entendimento comum de que é preciso consolidar os câmpus já existentes para só depois pensar em expansão. Precisamos garantir que todos os câmpus estejam bem estruturados, com laboratórios, quadras esportivas, bibliotecas, refeitórios. Na oportunidade propusemos à Setec que haja recursos da assistência estudantil específicos para os estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA), o que melhoraria a permanência e êxito desses alunos.

Equidade

Também no MEC, o pró-reitor Adriano esteve na Secretaria de Educação Continuada, Diversidade e Inclusão (Secadi), onde apresentou uma proposta para fortalecimento da nossa EJA. Já no Ministério da Igualdade Racial, nosso pró-reitor de Ensino apresentou o Edital Piloto para Ações de Equidade. A intenção é viabilizar mais projetos nos câmpus, dentro dessa temática. Por fim, no Ministério das Mulheres, a pauta foi o projeto de dignidade menstrual, que prevê o fornecimento de absorventes higiênicos para as meninas e mulheres nos nossos câmpus, atendendo o recente Decreto 11.432/2023.


 

Fórum parlamentar catarinense

Conversamos ainda com parlamentares que representam o nosso Estado: os três senadores e sete deputados federais. Levamos a eles demandas mais urgentes, como as obras de reparo no bloco II do Câmpus Gaspar, que está com a estrutura seriamente comprometida; a reforma dos telhados dos câmpus Garopaba e Florianópolis-Continente, o talude do Câmpus Chapecó e o refeitório do Câmpus Xanxerê. Nossa expectativa é que eles tenham se sensibilizado com essas questões e contemplem nossas demandas em emendas para 2024. Fomos recebidos com muita atenção, estamos otimistas!

Até a próxima!

Site Map

Recent Bloggers

thumbnail
Posts: 41
Number of Ratings: 0
Date: 3/28/24
thumbnail
Posts: 35
Number of Ratings: 0
Date: 3/22/24
thumbnail
Posts: 27
Number of Ratings: 0
Date: 3/27/24
thumbnail
Posts: 17
Number of Ratings: 0
Date: 4/5/24
thumbnail
Posts: 17
Number of Ratings: 0
Date: 3/4/24
thumbnail
Posts: 10
Number of Ratings: 0
Date: 2/9/24
thumbnail
Posts: 5
Number of Ratings: 0
Date: 4/14/23