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Planejamento e corte no orçamento

Olá, colegas, alunos e comunidade!

Depois de algumas semanas como reitor interino, substituindo o professor Mauricio Gariba Júnior em suas férias, nesta semana retomo minha atenção exclusiva para as ações relacionadas à Pró-Reitoria de Desenvolvimento Institucional do IFSC, a Prodin. 

Conforme informamos na semana passada, o PAT 2023 está com calendário aprovado e todos devem ficar atentos aos prazos de preenchimento. O PAT é uma das partes do planejamento participativo de 2022. A exemplo do que já realizamos no ano passado, em setembro e outubro realizaremos a Semana do Planejamento para motivar a participação dos estudantes e dos servidores docentes e TAES na construção coletiva do planejamento do ano de 2023. Com o PAT em mãos, será possível realizar a priorização de ações, respeitando-se os limites orçamentários de cada câmpus. Nossa compreensão é de que quanto maior o envolvimento na elaboração do Planejamento, maior é o comprometimento com a execução. 

Mas além dessa preocupação com o futuro, no momento estamos trabalhando para mitigar os efeitos do bloqueio orçamentário anunciado na sexta-feira, dia 27 de maio, e que afeta seriamente o planejamento dos Institutos Federais e todas as Universidades Federais.

No caso do IFSC foram comprometidos quase 19% na natureza de despesa de custeio do orçamento de 2022. Ou seja, nosso planejamento foi cortado em quase 12 milhões de reais e isso tem impacto direto em centenas de ações de ensino aprendizagem previstas no PAT 2022 em todos os câmpus. Há o risco de inviabilização do segundo semestre de 2022. Eventos importantes como o SEPEI e JIFSC podem ser seriamente prejudicados.

No gráfico a seguir mostramos que nos últimos anos o orçamento do IFSC vem sofrendo perdas significativas. Nosso orçamento foi de 177,2 milhões de reais em 2015. Neste ano, o orçamento é praticamente a metade do orçamento de 2015. 

Gráfico Orçamento do IFSC

Orçamento x Número de estudantes | Fonte: Gestão de dados orçamentários do IFSC

No mesmo período, ampliamos em muito o número de estudantes atendidos. Por esse motivo, o bloqueio se torna mais preocupante. 

Todos os reitores e pró-reitores estão articulando com os parlamentares de seus estados para empreender ações para reverter o bloqueio. Na próxima semana esse será o ponto de pauta do Conif, do Forplan e do FDI em Brasília. Estarei na reunião com todos os pró-reitores de desenvolvimento institucional para discutir pautas de interesse da rede federal. Traremos novidades em breve.

Modelo Integrado de Gestão 

E, por falar em orçamento, na quarta-feira foi realizada a reunião de homologação do primeiro processo de trabalho elaborado à luz do Modelo Integrado de Gestão: justamente a elaboração da proposta orçamentária.

Reunião DGC IFSC

O modelo foi elaborado pela Diretoria de Gestão do Conhecimento e tem como objetivo integrar esforços para implementação de temáticas relacionadas à gestão. Esses temas, embora sejam diferentes, têm um propósito comum: aprimorar a gestão para entregar cada vez mais, melhor e com mais agilidade valor público para os estudantes e para a sociedade, atender diferentes exigências legais e/ou contribuir com objetivos estratégicos do PDI 2020-2024. 

De forma muito resumida, o Modelo Integrado de Gestão trata-se de uma metodologia que prevê o mapeamento de processos de trabalho agregando aos mesmos outras temáticas. 

Considerando que os processos expressam como a instituição cumpre a sua missão, entendemos que eles devem ser a base para aplicação dos demais temas. E, para que cada área meio não gere demanda individual para as demais, surgiu o modelo.

O primeiro processo homologado à luz do Modelo Integrado de Gestão foi o processo de trabalho “Elaborar proposta orçamentária”, que faz parte do processo de negócio Gerenciar o Planejamento Institucional, do Macroprocesso Gestão Estratégica, da Cadeia de Valor do IFSC.

Esse processo foi utilizado como piloto para aprimorar o modelo, que contou com a participação de áreas técnicas da DGC, CProc, CGDOc, Unai e DGP e incluiu os temas Gestão por Processos, Gestão de Riscos e Controles Internos da Gestão, Gestão da Integridade Pública, Gestão de Documentos, Gestão do Conhecimento, Conformidade Legal e Gestão por Competências. Além das áreas citadas, também fizeram parte do momento de homologação, eu, enquanto patrocinador do processo e o Gestor Funcional e Analista de risco - Coordenador de Planejamento e Avaliação Institucional - Oizes Vieira Mendes. 

O sucesso da implementação do modelo integrado está intimamente relacionado ao forte apoio da alta administração (Reitor, Pró-reitores e Diretor Executivo)  e ao comprometimento e articulação entre todos os envolvidos: área do processo e as áreas que prestam suporte técnico. 

Por fim, a Prodin expressa o seu agradecimento a todos os servidores que participaram desta construção, ciente da necessidade de avançar com o modelo integrado de gestão em relação aos demais processos da instituição. Em breve mais notícias sobre este tema serão publicadas.

Até a próxima!

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