Oportunidades Externas

Confira os editais e demais oportunidades de participação em projetos, concursos e prêmios

Programa Jovens Embaixadores

Estão abertas inscrições para o Programa Jovens Embaixadores, que visa proporcionar uma experiência cultural, de aprendizado e de desenvolvimento social para estudantes de baixa renda. A realização do programa se dará por meio de um intercâmbio de 3 semanas nos Estados Unidos, com despesas custeadas, que poderá ser um intercâmbio virtual a depender da situação sanitária do país. Para participar da seleção, é necessário ser um aluno do Ensino Médio que esteja engajado em atividades e projetos de empreendorismo/ impacto social, e ter de 15 a 18 anos durante a duração do programa. Além disso, a fluência na língua inglesa e desempenho escolar também serão avaliados.
O prazo para candidaturas é no dia 9 de fevereiro de 2022. Estudantes passarão por diversas etapas de seleção, e todo o processo pode ser consultado no edital

Bolsas Young Leaders of the Americas Initiative 2023

Estão abertas as inscrições para o Young Leaders of the Americas Initiative (YLAI 2023). O YLAI é o principal programa do Departamento de Estado dos EUA para jovens empreendedores (de 25 a 35 anos) da América Latina, Caribe e Canadá. Os selecionados receberão bolsas para participar de um programa de seis semanas focado na área de empreendedorismo comercial e social, em 2023, nos EUA. As inscrições serão aceitas até às 13h do dia 1º de dezembro de 2021. No dia 23 de novembro, às 18h, será realizada uma live tira dúvidas sobre o programa. A pré-inscrição é necessária, e pode ser feita aqui.

Programa Power4Girls

Promovido pela Embaixada dos Estados Unidos, o Programa Power4Girls tem o objetivo fomentar o empoderamento de meninas por meio do desenvolvimento de competências em empreendedorismo, inovação e responsabilidade social, em preparação para o ambiente de trabalho do século XXI. Destinada a alunas da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica de todo o país, que, em 2022, estejam cursando o Ensino Médio, a ação selecionará até 20 equipes, cada uma delas compostas por até quatro alunas e um(a) professor(a) orientador(a) voluntário(a), que deverão apresentar propostas que ajudem a promover o bem-estar social pautado no tema Meio ambiente e Sustentabilidade. Inscrições abertas até 09 de janeiro de 2022. Para mais informações, consulte o edital ou envie um e-mail para contatop4g@gmail.com

Erasmus Blended Intensive Program

Estão abertas inscrições para o Erasmus+ Blended Intensive Programme (BIP), a ser realizado pelo IPBeja em parceria com Erasmus. Seu tema será Multi-Spectral Imaging and System Analysis: tools for smart water management, Sentinel-2 MSI for water quality assessment. Trata-se de um programa de treinamento e aprendizado a estudantes que estejam inseridos em estudos sobre água, em quaisquer cursos relacionados ao tema, para que possam aprender a usar Imagens multiespectrais (MSI) de satélites Sentinel-2 para produzir mapas no Sentinel-Hub. 
Podem se inscrever alunos das áreas correlatas que estejam quase acabando sua graduação ou que já estejam na pós/mestrado. O programa acontecerá do dia 3 de fevereiro a 11 de março de 2022, e as primeiras três semanas deste período se darão em aulas e treinamentos presenciais, na cidade de Beja, Portugal.  A acomodação será provida aos participantes durante este período. Todo o curso será ministrado em inglês.
O prazo para inscrição é no dia 30 de novembro. Interessados deverão enviar e-mail ao endereço a.pouw@aeres.nl, do professor Annet Pouw, até a data referida. Dúvidas sobre o programa e inscrições podem ser encaminhadas aos endereços gri@ipbeja.pt e cristina.palma@ipbeja.pt, do Escritório das Relações Internacionais do IPBeja. Relatos e notícias sobre edições passadas do programa podem ser encontrados aqui e aqui

Bolsas de estudos - Fulbright

A Fulbright tem por objetivo apresentar os pesquisadores brasileiros ao meio acadêmico americano, sempre tentando estabelecer uma via de cooperação internacional. A fundação considera a perspectiva de possível cooperação institucional que promova internacionalização das instituições brasileiras. A organização oferece diversas bolsas de pesquisa e ensino a profissionais brasileiros. Os projetos de pesquisa envolvem as áreas da graduação, mestrado, doutorado, pós e cursos profissionalizantes para o corpo docente e discente.

Confira os editais abertos aqui:

Para as demais bolsas, previstas para publicação em 2022, confira aqui

Future Learn

A Future Learn oferece cursos gratuitos e 100% on-line de curta duração com foco nos seguintes temas:

Business & Innovation
Education, Arts & Social Sciences
Science, Technology, Engineering & Math (STEM)
Environment & Sustainability

Education USA

O EducationUSA, em parceria com o Escritório Regional da Língua Inglesa da Embaixada dos Estados Unidos em Brasília, disponibiliza o Essay Writing Resource Center – plataforma virtual com cursos gratuitos voltados ao ensino de redação em inglês. Basta entrar na plataforma e realizar a inscrição para acessar os conteúdos.

Voltar ao Topo