Site Map

Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos

Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos

Órgão Colegiado que avalia projetos de pesquisa que envolvam a participação de pessoas

 

 

O Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos (CEPSH) é um colegiado interdisciplinar, com profissionais de diversas áreas, de caráter consultivo, educativo e deliberativo. Sua missão é resguardar os direitos e a dignidade dos participantes da pesquisa e contribuir para a qualidade das pesquisas desenvolvidas na instituição proponente.

Conheça o CEPSH-IFSC - Vídeo Explicativo

<>

Objetivo do CEPSH

A função desse comitê é avaliar todos os projetos de pesquisa que envolvam a participação de pessoas, seja com entrevistas, grupos focais, ensaios clínicos ou outros tipos de abordagem, garantindo que os direitos desses participantes sejam respeitados no processo de construção do conhecimento científico.

O comitê deve se pronunciar no aspecto científico e ético sobre todos os projetos de pesquisa submetidos, visando promover a adequação das investigações propostas na área da saúde e ciências humanas para um padrão de qualidade ética e científica.

Portanto, o pesquisador precisa do CEPSH para assegurar que ele e os participantes da pesquisa tenham seus direitos respeitados, e com isso, os resultados da sua pesquisa poderão ser tornados públicos. O participante da pesquisa precisa do CEPSH para resguardar seus direitos como voluntário de qualquer pesquisa, assegurando que os princípios éticos serão respeitados em todas as etapas da pesquisa.

 

 

 

 

 

Manifestação de Interesse para composição do Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos (CEPSH) do IFSC

 

 

 

 

Quem deve submeter seu projeto ao CEPSH?

Todo pesquisador - aluno ou servidor do IFSC - cujo projeto de pesquisa envolver a participação de pessoas, seja com entrevistas, grupos focais, ensaios clínicos ou outros tipos de abordagem.

No caso dos alunos dos cursos técnicos e de graduação, o orientador é que deve realizar a submissão. Já os alunos de pós-graduação são responsáveis por esse encaminhamento.

Da mesma forma, projetos de extensão também devem ser submetidos ao CEPSH, caso envolvam coleta de informações ou levantamento de dados de participantes que serão, depois, analisados e publicados.

A submissão é feita por meio da Plataforma Brasil

Entenda as etapas de submissão

 

Cartilha dos direitos dos Participantes de Pesquisa

Artigo 9 do capítulo 3 da Resolução n° 510 de 2016 do Conselho Nacional de Saúde

Consulte aqui a Resolução 674, de 06 de maio de 2022 que estabelece a tramitação dos protocolos de pesquisa científica envolvendo seres humanos, no Sistema CEP/Conep, de acordo com a tipificação da pesquisa e os fatores de modulação. 

Voltar ao Top

Voltar ao Topo