Estatísticas

Estatísticas e Informações Acadêmicas

O IFSC traduzido em números para melhor planejamento e gestão

Os dados institucionais, como número de alunos, matrículas, alunos ingressantes, concluintes, quantitativos de cursos e vagas, investimentos, entre outros, servem como subsídios para gestores nas decisões estratégicas e para formulação de políticas públicas institucionais do IFSC. Esses dados são coletados, analisados e publicados em esforço conjunto dos câmpus e da Reitoria.

São dois principais setores responsáveis pela coleta, análise e sistematização de dados. A Diretoria de Gestão do Conhecimento (DGC) faz parte da Pró-Reitoria de Desenvolvimento Institucional. Tem como finalidade fomentar o desenvolvimento da cultura de compartilhamento de conhecimentos, de informações e de práticas de gestão do conhecimento e inovação no IFSC.

A Diretoria de Estatísticas e Informações Acadêmicas (Deia) atua na demanda e organização das informações acadêmicas, padronizando e coordenando o suporte conceitual e metodológico dos processos que envolvem a elaboração das estatísticas, compondo indicadores educacionais, disponibilizando dados, informações e conhecimentos para o público externo, interno e órgãos de auditoria.

Principais estatísticas do IFSC

Anuário Estatístico - Disponibiliza diversos dados sobre número de matrículas, alunos ingressantes, concluintes, quantitativo de cursos e de vagas.

Atividades Docentes - Os Planos e Relatórios Semestrais de Atividades Docentes reunem as atividades desenvolvias pelos professores e respectivas cargas horárias.

PSAD em Números - Os resumos estatísticos dos Planos e Relatórios Semestrais de Atividades Docentes são reunidos em documentos chamados PSAD em Números.

Sistemas de informações educacionais do MEC

A Diretoria de Estatísticas e Informações Acadêmicas (Deia) integra a Rede de Registros Acadêmicos – Rede-RA. As informações coletadas e sistematizadas pela Rede-RA possibilitam a coleta, análise e alimentação periódica dos seguintes sistemas de informações educacionais do MEC:

Censo Superior

Painel de estatísticas do Censo da Educação Superior - O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira (Inep) disponibiliza o painel de estatísticas do Censo da Educação Superior. As informações estão organizadas a partir dos diferentes focos do censo (instituições de ensino, cursos de graduação, vagas, matrículas, docentes, entre outros), apresentadas por meio de gráficos, tabelas e mapas.

Avaliações Institucionais

A Diretoria de Gestão do Conhecimento (DGC), por meio do trabalho executado por suas coordenadorias,  disponibiliza neste item diversas informações relevantes sobre o IFSC.

Contatos

Diretoria de Estatísticas e Informações Acadêmicas (Deia)
Telefone: (48) 3877 9025
E-mail: deia@ifsc.edu.br

Diretoria de Gestão do Conhecimento (DGC)
Telefone: (48) 3877 9046
E-mail: dgc@ifsc.edu.br

Voltar ao Top

Voltar ao Topo