Iniciativas Sociais

Iniciativas sociais

O IFSC desenvolve ações pautadas em agendas emergenciais para o país

As diretrizes de Extensão do IFSC estão em estreito alinhamento aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Unesco. As ações são pautadas em intervenções em prol do enfrentamento dessas agendas emergenciais ao País, como o fim da pobreza e da fome, igualdade de gênero, promoção da saúde, proteção ao meio ambiente, educação inclusiva, entre outros.

Nesse contexto, promovemos iniciativas como o programa Mulheres SIM, que oferece educação profissional a pessoas do gênero feminino em situação de vulnerabilidade ou risco social. Desde a primeira edição, em 2014, foram atendidas mais de mil mulheres catarinenses.

Outra ação é a participação do IFSC em parceria com a Udesc nas operações do Projeto Rondon. Também oferecemos o IFSC + Ativo, programa que envolve todos os nossos câmpus com o objetivo de desenvolver hábitos mais saudáveis e qualidade de vida.

Mulheres SIM

Marca gráfica mulheres sim

O Programa Mulheres SIM é um programa de extensão do IFSC vinculados à Pró-reitoria de Extensão (Proex) e tem como objetivo a valorização da mulher, o acesso aos direitos, cidadania e possibilidades de geração de renda, ou seja, o empoderamento feminino. O programa é destinado a mulheres com mais de 15 anos, em vulnerabilidade social e preferencialmente sem escolaridade.

O Programa Mulheres SIM realizou sua primeira edição em 2014, ofertando cursos uma vez ao ano. A duração do Programa é de cinco meses, acontecendo no segundo semestre do ano, geralmente de agosto a dezembro. O ingresso é realizado por meio de sorteio público, com inscrições gratuitas.

Já foram realizados cursos em diversos câmpus do IFSC, muitos deles direcionados a públicos específicos, como mulheres em situação prisional, imigrantes haitianas, quilombolas, transexuais, entre outros.

Veja quais os câmpus que estão ofertando cursos Mulheres SIM na lista de Programas de Extensão. Acesse o menu Extensão à esquerda e dentro dele os programas e ações de Extensão

Projeto Rondon

O IFSC desenvolve o Projeto Rondon, em parceria com o Núcleo Extensionista da Udesc. O projeto Rondon busca somar esforços com as lideranças comunitárias e com a população, contribuindo para o desenvolvimento local sustentável e para a construção e promoção da cidadania. 

Todos os anos, estudantes e servidores do IFSC são convidados a participar de atividades em cidades de diversas regiões catarinenses.

Em suas operações, o Rondon desenvolve ações que tragam benefícios permanentes para as comunidades, principalmente as relacionadas com a melhoria do bem-estar social e a capacitação da gestão pública.

Veja se há inscrições abertas

IFSC + Ativo

marca gráfica IFSC + Ativo

O IFSC + Ativo é um programa que visa incentivar atividades físicas e hábitos de vida saudáveis em todos os câmpus do IFSC. O programa é composto por três projetos:

Move IFSC: criação de espaços para a prática de exercício físico para alunos, servidores e comunidade externa;

Dia+Ativo: um dia por ano, é realizado um momento de integração, envolvendo atividades como jogos, ginástica, caminhada e dança;

Capacitando Professores de Educação Física: realização de oficinas para formação de professores de Educação Física.

Voltar ao Top

Voltar ao Topo