Núcleo de Inovação Tecnológica

Núcleo de Inovação Tecnológica do IFSC

Apoio e fomento à inovação em todos os segmentos da ciência e da tecnologia

O Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) do IFSC foi criado em 2008, por meio da Resolução 030/2008/CD, em alinhamento à Lei nº10.973/2004 - Lei de Inovação, regulamentada pelo Decreto nº9.283/2018.

A Lei de Inovação estabelece em seu Art. 16 que a Instituição Científica e Tecnológica (ICT) pública deverá dispor de Núcleo de Inovação Tecnológica, próprio ou em associação com outras ICTs, para apoiar a gestão de sua Política de Inovação. A politica de inovação do IFSC foi aprovada pelo CONSUP através da resolução 19 de 19 de junho de 2023.

Sendo assim, o NIT tem como objetivo dar apoio às ações do IFSC que tenham por fundamento a Inovação Tecnológica em todos os segmentos da ciência e da tecnologia.

Conheça os pedidos de proteção intelectual do IFSC acessando a Vitrine Tecnológica.

Atribuições do NIT

Propriedade Intelectual

Zelar pela proteção das tecnologias desenvolvidas no âmbito do IFSC e promover sua transferência para a sociedade.

Patentes

A invenção de uma nova tecnologia, seja para produto ou processo, faz jus a uma patente. A Patente é um privilégio temporário, um direito exclusivo, concedido pelo Estado, no Brasil, através do INPI. A patente também vale para melhorias no uso ou fabricação de objetos de uso prático, como utensílios e ferramentas. A depender da invenção, é aplicável uma Patente de Invenção (PI) ou Patente de Modelo de Utilidade (MU).

Programas de Computador

Após desenvolver um programa de computador ou sua versão mais atualizada, ou mesmo um Aplicativo (App) é possível solicitar o seu registro ao INPI, que garantirá maior segurança jurídica ao seu detentor caso haja demanda judicial para comprovar a autoria ou titularidade do programa.

Marcas

Para ter exclusividade sobre o sinal distintivo que identifica um serviço ou produto, é necessário o registro da marca.

Indicações Geográficas

A Indicação Geográfica (IG) é usada para identificar a origem de produtos ou serviços nos casos em que o local tenha se tornado conhecido ou em que determinada característica ou qualidade do produto ou serviço se deva à sua origem geográfica. No Brasil, são admitidas duas espécies de IG: Denominação de Origem (DO) e a Indicação de Procedência (IP).

Desenhos Industriais

O registro de desenho industrial (DI) protege o design de um produto, tanto a sua forma tridimensional, quanto os padrões ornamentais que lhe sejam aplicados. O registro pode ser solicitado por quem tiver desenvolvido, por exemplo, um novo formato de relógio, brinquedo, veículo, mobiliário ou até uma estampa têxtil. O registro, porém, não se aplica à função de um objeto, nem a uma marca.

Topografia de circuítos integrados

São imagens relacionadas, construídas ou codificadas sob qualquer meio ou forma, que representam a configuração tridimensional das camadas que compõem um circuito integrado. Em outras palavras, é o desenho de um chip.

 

As descrições acima são baseadas no INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial.

Para informações detalhadas acesse:   

Atribuições e Objetivos do Depto de Inovação do IFSC

  • Avaliar o potencial de patenteabilidade dos resultados das pesquisas do IFSC;
  • Realizar o depósito do pedido de patente e a manutenção da proteção junto ao Instituto Nacional da Propriedade Intelectual (INPI)
  • Incentivar e auxiliar os pesquisadores na busca de patentes de invenção e seu uso como fonte de informação tecnológica;
  • Disseminar a cultura da Inovação Tenológica e da Propriedade Industrial no IFSC.   

Parceria com empresas e demais instituições

Incentivar e viabilizar a constituição de alianças estratégicas e o desenvolvimento de projetos de cooperação envolvendo empresas nacionais, ICT, Fundações de Apoio e demais organizações, para a geração de produtos e processos inovadores.

Clique aqui para acessar a relação de parcerias formalizadas para a execução de projetos de PD&I, prestação de serviços, propriedade intelectual e transferência tecnológica do IFSC. As parcerias que envolvem a FEESC como fundação de apoio também estão disponíveis neste link.

Como fazer uma busca de anterioridade de patentes

Dúvidas ou dificuldades ao realizar a busca de anterioridade, escreva para inovação@ifsc.edu.br

Principais bancos de busca de tecnologias com acesso público ( Busca de Anterioridade):

  • BRASIL:  

      INPI - https://gru.inpi.gov.br/pePI/jsp/patentes/PatenteSearchBasico.jsp

      CAPES- htt p://www.periodicos.capes.gov.br/

  • MUNDIAL

       WIPO - https://patentscope.wipo.int/search/en/search.jsf

 

 

 

Equipe

Profa Cynthia Beatriz Scheffer Dutra
Chefe do  Departamento de Inovação e Assuntos Internacionais

Servidores Técnicos-administrativos

Alisson Luiz Lessak

Gerson Ribeiro Goulart

Luiz Claudio Soufen Tumolo

Roberto Torquato Rocha

 

 

Contato

inovacao@ifsc.edu.br
(48)3877-9052

 

Voltar ao Top

Voltar ao Topo