Oportunidades externas

Confira aqui oportunidades de participação em projetos, concursos, intercâmbios e prêmios

Bolsa de estudos no Japão

Estudantes do Ensino Médio podem ser candidatar a bolsas de estudos patrocinadas pelo Governo do Japão. O intercâmbio terá duração aproximada de 30 dias (entre outubro e novembro de 2022), e as inscrições podem ser feitas até 12 de julho no site da AFS Intercultura Brasil.

Tech In NDD | Ecossistema de Tecnologia

O Tech-In NDD é um grande encontro promovido pela NDD que conecta os atores do ecossistema de tecnologia da Serra Catarinense e também os seus próprios colaboradores nas tendências de tecnologia discutidas no mundo. É uma forma de fomentar a inovação e a consolidação do ecossistema.

O evento promove encontros gratuitos e abertos a comunidade, e outros momentos exclusivos para colaboradores da companhia. Além disso, é uma oportunidade da NDD alinhar com seus makers a estratégia para o segundo semestre. A participação em toda a programação é gratuita mediante inscrição prévia, até o dia 12 de julho.

Trabalho voluntário no Einstein Floripa

Está aberto até 15 de julho o processo seletivo para docência e organização, com o intuito de admitir novos voluntários que queiram ingressar no projeto. O Einstein Floripa é um curso pré-vestibular gratuito e sem fins lucrativos, voltado para pessoas de baixa renda da região da Grande Florianópolis, de modo a viabilizar o acesso de cada vez mais alunos e alunas ao ensino superior de qualidade. Saiba mais e inscreva-se clicando aqui.

74ª Reunião Anual da SBPC

A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e a Universidade de Brasília (UnB) realizarão a 74ª Reunião Anual da SBPC entre os dias 24 e 30 de julho de 2022. A reunião acontecerá de forma híbrida, com atividades presenciais e virtuais, nos quatro campi da UnB (Brasília, Ceilândia, Gama e Planaltina). O tema central desta edição é “Ciência, Independência e Soberania Nacional” com atividades de diversas áreas do conhecimento.

O prazo para inscrições antecipadas é 15 de julho. As inscrições serão reabertas durante o evento (a partir de 24 de julho). Saiba mais no site do evento.

Concurso Falling Walls Lab Brazil

O concurso Falling Walls Lab (FWL) Brazil recebe inscrições de todas as regiões do Brasil até 25 de julho, e pesquisadores de qualquer área que tenham uma ideia inovadora podem participar. O concurso está previsto para acontecer em 8 setembro, em Porto Alegre. Os participantes selecionados para a apresentação final, dependendo da região do Brasil de onde se originem, poderão receber ajuda de custo para deslocamento e hospedagem.

O evento premia pesquisas, iniciativas sociais e planos de negócio que apresentem soluções criativas para “derrubar muros” na ciência e na tecnologia. Dos inscritos, 15 projetos serão selecionados para fazer um pitch de três minutos, no qual serão avaliados critérios como inovação, impacto e estrutura. As apresentações vão acontecer no Tecnopuc, o parque científico e tecnológico da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), na capital gaúcha.

Bolsas de estudo na China

O programa internacional “Uma faixa, uma rota”, promovido pela Fundação Macau (China), abre inscrições para estudantes do Brasil, Portugal e países do Sudeste da Ásia se candidatarem a bolsas de estudo para cursos de nível superior em instituições chinesas. O programa ofertará 10 bolsas de 100 mil MOP (Macau Patacas) por estudante. As inscrições estão abertas até 30 de junho. Informações complementares podem ser consultadas no regulamento do programa e no site. Eventuais dúvidas podem ser encaminhadas ao e-mail: db_info@fm.org.mo.

Bolsas de estudo na Itália

A Organização Internacional Ítalo-latino Americana (IILA) está com inscrições abertas, até 30 de setembro de 2022, para concessão de bolsas de estudos na Itália destinadas à realização de estágios de especialização ou de atualização (pós-graduação "lato sensu"), com duração de 3 a 6 meses. Os temas de estudo contemplados no programa são: setor agroalimentar e tecnologias alimentares; sustentabilidade ambiental e energias renováveis; ciências da vida e biotecnologia; conservação, tutela e restauração do patrimônio cultural; e ciências da Terra e utilização das tecnologias espaciais para a observação da Terra. As bolsas de estudos preveem o pagamento de 1.200 euros mensais para as despesas de alimentação e de alojamento, além de seguro contra doenças, acidentes e de responsabilidade civil (custos de passagens ficarão a cargo dos estudantes). Informações complementares estão disponíveis no site da IILA. Eventuais dúvidas podem ser encaminhadas ao e-mail: info@iila.org.

Solve for Tomorrow Brasil

Estão abertas, até 30 de junho, as inscrições para a 9ª edição do Solve for Tomorrow Brasil – programa global que faz parte da área de Cidadania Corporativa da Samsung, com coordenação geral do Cenpec no país. A inscrição pode ser feita por professores(as) de disciplinas das áreas de Ciências ou Matemática que lecionem no Ensino Médio em escolas públicas. A proposta, como nas edições anteriores, é reunir uma equipe de 3 a 5 estudantes de uma mesma turma e elaborar uma solução para um problema real utilizando investigação e experimentação científica com foco na abordagem STEM (sigla em inglês para Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática). Haverá ações de formação e mentoria para apoiar os projetos já na fase de inscrições. Veja as etapas da premiação e o passo a passo da inscrição na página Como Participar.

SBPC recebe inscrições para 3° ciclo de cursos online

Estão abertas as inscrições e matrículas do 3º ciclo de webminicursos da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) em sua plataforma de cursos online. A cada trimestre são ofertados webminicursos de todas as áreas do conhecimento e temas contemporâneos, ministrados por professores de renomadas instituições do País.

Escola do Trabalhador 4.0

Programa de qualificação profissional oferece cursos gratuitos em temas de tecnologia e produtividade, com o objetivo de ajudar o trabalhador brasileiro a se qualificar para o mercado de trabalho. Os cursos são nas áreas de tecnologia dividiso em trilhas de aprendizagem (Letramento Digital, Fundamentos e Produtividade, Profissionalizante, Avançado em Tecnologia da Informação). Para participar é preciso ter no mínimo 18 anos, fazer o cadastro no site gov.br/escoladotrabalhador40 e realizar o Teste de Carreira, para descobrir qual trilha de aprendizagem seguir.

Bolsas de estudos - Fulbright

A Fulbright tem por objetivo apresentar os pesquisadores brasileiros ao meio acadêmico americano, sempre tentando estabelecer uma via de cooperação internacional. A fundação considera a perspectiva de possível cooperação institucional que promova internacionalização das instituições brasileiras. A organização oferece diversas bolsas de pesquisa e ensino a profissionais brasileiros. Os projetos de pesquisa envolvem as áreas da graduação, mestrado, doutorado, pós e cursos profissionalizantes para o corpo docente e discente.

Confira os editais abertos aqui:

Para as demais bolsas, previstas para publicação em 2022, confira aqui

Future Learn

A Future Learn oferece cursos gratuitos e 100% on-line de curta duração com foco nos seguintes temas:

Business & Innovation
Education, Arts & Social Sciences
Science, Technology, Engineering & Math (STEM)
Environment & Sustainability

Education USA

O EducationUSA, em parceria com o Escritório Regional da Língua Inglesa da Embaixada dos Estados Unidos em Brasília, disponibiliza o Essay Writing Resource Center – plataforma virtual com cursos gratuitos voltados ao ensino de redação em inglês. Basta entrar na plataforma e realizar a inscrição para acessar os conteúdos.

Voltar ao Topo