Oportunidades externas

Oportunidades externas

Confira aqui oportunidades de participação em projetos, concursos, intercâmbios e prêmios

Caminhos Amefricanos

O Ministério da Igualdade Racial (MIR), em parceria com o Ministério da Educação (MEC) e a Coordenação de Aperfeiçoamento Pessoal de Nível Superior (Capes), abriu inscrições para mais duas edições do Caminhos Amefricanos: Programas de Intercâmbio Sul-Sul, com destino a Cabo Verde e Colômbia. As inscrições encerram no dia 30 de abril e devem ser realizadas através do Portal da Capes

O edital é voltado para estudantes e docentes da educação básica com destinos diferentes. Para Cabo Verde podem se candidatar discentes que se autodeclaram pretos, pardos ou quilombolas que estejam regularmente matriculados a partir do 5º (quinto) semestre dos cursos de licenciatura de Instituições de Ensino Superior (IES) públicas brasileiras. Para a Colômbia podem se candidatar docentes da educação básica de instituição educacional pública de ensino brasileira que se autodeclaram como pessoas pretas, pardas ou quilombolas. Serão selecionados 50 bolsistas que realizarão o intercâmbio de curta duração de quinze dias, junto à Secretaría de Educación Distrital de Bogotá.  

O edital completo está disponível no site da Capes.

Programa para Mulheres na Ciência

Inscreva-se para 19ª edição do Para Mulheres na Ciência: um programa do Grupo L'Oréal no Brasil, ABC e UNESCO no Brasil. Todos os anos, na edição local, sete jovens pesquisadoras das áreas de Ciências da Vida, Ciências Físicas, Ciências Químicas e Matemática recebem uma bolsa de R$ 50 mil cada para serem investidos em suas pesquisas. As inscrições para a edição de 2024 estarão abertas até 8 de maio e as vencedoras serão conhecidos no segundo semestre deste ano. Para participar, a candidata deve ter concluído o doutorado em 01/01/2016, e para mulheres com um filho, o prazo se estende por mais um ano e, para aquelas com dois ou mais filhos, o prazo adicional será de dois anos.

17º Prêmio Mercosul de Ciência e Tecnologia

O Prêmio Mercosul de Ciência e Tecnologia - Edição 2024 recebe inscrições até 28 de junho. O Prêmio, organizado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), é uma inciativa da Reunião Especializada de Ciência e Tecnologia do Mercosul (RECyT) e dos organismos de ciência e tecnologia dos países-membros. A premiação é dividida em 5 (cinco) categorias: Iniciação Científica, Estudante Universitário, Jovem Pesquisador, Pesquisador Sênior e Integração. Saiba mais no edital.

Mérito Rondon

Interessados em concorrer ao Prêmio Mérito Rondon têm até 4 de agosto de 2024 para enviar seus estudos para o e-mail ceadi@anatel.gov.brO prêmio busca fomentar o conhecimento, a pesquisa e o debate acadêmico sobre a regulação de telecomunicações e as novas tecnologias digitais, com duas categorias: “Artigos Acadêmicos”, que tem como objetivo incentivar a produção científica, e“Soluções”, que tem por finalidade estimular o desenvolvimento de resoluções para desafio regulatório ou tecnológicos identificado pela Anatel, reconhecendo os trabalhos de maior inovação, potencial de impacto e qualidade técnica. Saiba mais na página da Anatel.

Cadastro para oportunidades de estudo na Espanha

A Embaixada da Espanha está criando uma lista de e-mails para envio de informações sobre oportunidades de estudo. O cadastro é aberto a docentes, estudantes e servidores e deve ser realizado por meio do formulário disponível neste link

<>Plataforma Aprenda Mais

As ofertas são destinadas a toda a população e tem como objetivo ampliar o acesso à educação profissional e tecnológica (EPT). A plataforma possui, ao todo, 255 capacitações de curta duração no formato de cursos abertos, on-line e massivos (Mooc) em diversas áreas de conhecimento, desenvolvidas por instituições que compõem a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. Acesse e confira.

Future Learn

A Future Learn oferece cursos gratuitos e 100% on-line de curta duração com foco nos seguintes temas:

Business & Innovation
Education, Arts & Social Sciences
Science, Technology, Engineering & Math (STEM)
Environment & Sustainability

Education USA

O EducationUSA, em parceria com o Escritório Regional da Língua Inglesa da Embaixada dos Estados Unidos em Brasília, disponibiliza o Essay Writing Resource Center – plataforma virtual com cursos gratuitos voltados ao ensino de redação em inglês. Basta entrar na plataforma e realizar a inscrição para acessar os conteúdos.

Voltar ao Top

Voltar ao Topo