home polcom

 

Capítulo 7 - Comunicação e divulgação científica

Capítulo 7 - Comunicação e divulgação científica

Enquanto instituição de educação profissional, científica e tecnológica, o IFSC tem a responsabilidade de compartilhar com a sociedade os conhecimentos produzidos por seus servidores e estudantes. É uma questão de transparência, de democratização do conhecimento e, consequentemente, de promoção da cidadania.

As pesquisas, projetos de extensão ou atividades curriculares são conteúdos que interessam à sociedade, pois podem contribuir para melhoria da qualidade de vida de pessoas ou comunidades e auxiliar os públicos estratégicos a integrar a ciência em sua vida cotidiana. Portanto, esse conhecimento deve ser valorizado pela instituição, seja com notícias em seus canais institucionais, no relacionamento com os meios de comunicação ou em publicações e eventos técnico-científicos.

A comunicação científica pode ser considerada de forma mais ampla, como uma das vertentes da comunicação pública. Nessa vertente, a comunicação da ciência pode tanto ser aquela desenvolvida entre pares quanto a que se dá entre a instituição científica e o público em geral.

Porém, nesta Política, destaca-se também a compreensão mais estrita de comunicação científica, que consta na Política Editorial para Publicações Técnico-Científicas do IFSC. Dessa forma, a comunicação científica do IFSC diz respeito ao processo de circulação de informações acadêmico-científicas, resultantes de projetos de ensino, pesquisa e extensão, e se destina à comunidade científica nacional e internacional.

Nessa perspectiva, a divulgação científica destina-se ao público geral, contribuindo para o processo de alfabetização científica. Ela ocorre pela produção e publicação de conteúdos nos canais institucionais, como no Portal do IFSC, nos sites dos câmpus, nas mídias sociais e em outras produções. A divulgação científica também pode ocorrer com a mediação da imprensa, com o IFSC sendo fonte para notícias, reportagens, artigos e entrevistas.

Comunicação da ciência entre pares

Para promover a circulação do conhecimento científico entre pares e dar visibilidade às pesquisas da instituição, recomenda-se que os pesquisadores do IFSC publiquem em periódicos científicos de qualidade, produzam bibliografia de referência e participem de eventos de natureza científica, tais como congressos, workshops ou seminários.

Com o objetivo de tornar visível a produção científica, o Portal do IFSC deve favorecer o acesso a informações sobre os projetos desenvolvidos e em desenvolvimento, apresentando os principais resultados e identificando seus pesquisadores. Da mesma forma, deve dar visibilidade aos grupos de pesquisa do IFSC, indicando suas linhas de trabalho, e apresentando parcerias com outras instituições de ensino e pesquisa, nacionais ou estrangeiras.

Divulgação científica do IFSC

O IFSC deve dar atenção especial à divulgação do conhecimento científico de forma clara, confiável e qualificada, alinhada a seu compromisso com a democratização da informação e o combate à desinformação. Os pesquisadores do IFSC devem estar cientes da importância desse processo como forma de dar visibilidade aos cursos e projetos desenvolvidos internamente, o que poderá contribuir para o aumento da demanda e para a formação de uma imagem positiva do IFSC como instituição geradora de conhecimento.

A produção científica do IFSC deve ser disponibilizada para o cidadão comum e para os públicos estratégicos. Para tanto, os principais projetos de pesquisa do IFSC, seus grupos de pesquisa e os resultados do seu trabalho de investigação serão objeto de divulgação em seus canais de comunicação com os públicos internos e externos ou por meio de veículos de comunicação.

Os conhecimentos dos servidores do IFSC em suas diferentes áreas de formação também têm potencial para ações de divulgação científica, não necessariamente atrelados a grupos de pesquisa ou projetos desenvolvidos.

Esses conteúdos devem primar por uma linguagem simples e acessível, traduzindo expressões técnicas e favorecendo o entendimento da ciência no cotidiano das pessoas.

Recomenda-se que o IFSC mantenha uma dinâmica permanente e planejada de interação com os veículos de imprensa, organizando em seu Portal um espaço com sugestões de pautas, participação dos seus servidores em debates ou mesmo como fontes em reportagens. A relação dos seus pesquisadores e seus objetos de investigação deve constar no Banco de Fontes (em desenvolvimento).

Voltar ao Top

Voltar ao Topo