Site Map

Inserção Social

Inserção Social

A pesquisa aliada à aplicabilidade prática

Os projetos de pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) do IFSC têm foco na aplicabilidade prática da pesquisa científica, proporcionando a inserção social das descobertas e seus resultados.

Os estudantes do ProfEPT desenvolvem produtos educacionais que são aplicados em determinadas realidades sociais, promovendo a articulação entre o ensino, a pesquisa e a inserção social em espaços formais e não formais da Educação Profissional e Tecnológica. Com isso, o ProfEPT capacita profissionais qualificados, objetivando a melhora do processo de ensino-aprendizagem na Educação Profissional e Tecnológica.

Como ações de inserção social, destaca-se projetos vinculados às redes federais de ensino de Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul e Piaui, por meio dos Institutos e Universidades Federais. Também desenvolve pesquisas e aplica seus produtos nas redes de ensino estadual de Santa Catarina, seja nas escolas de Educação Básica, na EJA ou na Universidade do Estado (UDESC) e Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Os produtos do Mestrado do ProfEPT do IFSC têm sido divulgados em diversos eventos tanto locais, quanto nacionais e internacionais, como por exemplo o EDUCERE (PUCPR, 2019), o II Seminário Internacional de Políticas Públicas em Educação (UNOESC, 2019) e o IV Congresso Ibero-Americano de Humanidades, Ciências e Educação (UNESC, 2020), I Seminário Regional Sul de Educação Profissional e Tecnológica e I Mostra de Produtos Educacionais da Região Sul (SEPT, 2021). Além disso, destacam-se vários artigos publicados em periódicos nacionais e internacionais. voltados para a área de Ensino.

O ProfEPT IFSC, em maio de 2021, organizou em parceira com Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul Riograndense, pelo Grupo de Pesquisas EDUCOGITANS, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Furb e pelo Grupo Interdepartamental de Pesquisa em Educação nas Ciências (GIPEC-UNIJUÍ) ligado ao Programa de Pós-Graduação de Educação nas Ciências da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (PPGEC-UNIJUÍ) e o Grupo Interdisciplinar de Estudo e Pesquisa em Educação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha (GIEPE/IFFarroupilha) o I Seminário Regional Sul de Educação Profissional e Tecnológica que foi um evento que contou com apoio da FAPESC.

O I Seminário Regional Sul de Educação Profissional e Tecnológica ocorreu de maneira integrada ao II Seminário Integrado IFC-FURB de Educação, Profissional e Tecnológica (SIPROTEC), ao III Encontro de Debates sobre Trabalho, Educação e Currículo Integrado (ENTECI) e à I Mostra de Produtos Educacionais da Região Sul.

Voltar ao Top

Voltar ao Topo