Apresentação Propicie

Conheça o Propicie

Veja como participar do principal programa de intercâmbio do IFSC

O Programa de Cooperação Internacional para estudantes do IFSC (Propicie) é focado no apoio aos alunos do IFSC interessados na pesquisa científica e no desenvolvimento tecnológico no exterior. Por meio do programa, estudantes de cursos técnicos e de graduação participam de um projeto de pesquisa, por cerca de três meses, em uma instituição estrangeira, com ou sem apoio financeiro do IFSC.

Desde 2010, quando o programa foi lançado, mais de 300 alunos já participaram do Propicie.

Assista neste vídeo ao depoimento de alguns participantes:

-> Pelo Mundo: veja mais relatos de quem participou do programa

Como participar do Propicie?

Os alunos interessados em participar desse programa de intercâmbio precisam se inscrever em processo seletivo que é sempre divulgado a partir da publicação de um edital, que indica o número de vagas, os projetos ofertados, os pré-requisitos e o cronograma.  

Quem pode participar do Propicie?

Os critérios de seleção podem variar de uma edição para outra, pois também dependem das exigências dos projetos ofertados pelas instituições parceiras no exterior. Normalmente, podem se inscrever no programa alunos que estiverem regularmente matriculados em um curso técnico ou de graduação no IFSC - obsvervados os respectivos pré-requisitos.

Esses e outros detalhes sobre os critérios de participação devem ser conferidos no edital de lançamento de cada edição do programa.

Como funciona a seleção?

A classificação dos candidatos que tiverem suas inscrições deferidas é definida por sorteio eletrônico e entrevista para aferição de proficiência em língua inglesa (etapa eliminatória). 

Editais vigentes

Acompanhe os editais em andamento:

Propicie 22 | 2024.2

  • Edital (inscrições até as 12h de 15/04/24)

Editais anteriores

Propicie 18 | 2022.2

 

-> Consulte editais e documentos de edições anteriores do programa

Voltar ao Top

Voltar ao Topo