Atuação do TCU e da CGU

Atuação do TCU e da CGU

O Tribunal de Contas da União (TCU) é o órgão de controle externo do governo federal e auxilia o Congresso Nacional na missão de acompanhar a execução orçamentária e financeira do país e contribuir com o aperfeiçoamento da Administração Pública em benefício da sociedade.

O Tribunal é responsável pela fiscalização contábil, financeira, orçamentária, operacional e patrimonial dos órgãos e entidades públicas do país quanto à legalidade, legitimidade e economicidade.

Todos os acórdãos, jurisprudências selecionadas, publicações, súmulas e respostas a consultas expedidos pelo TCU, referentes ao IFSC ou a outros órgãos e entidades, podem ser consultadas no link abaixo:

A Controladoria-Geral da União (CGU) é o órgão de controle interno do Poder Executivo federal responsável por realizar atividades relacionadas à defesa do patrimônio público e ao incremento da transparência da gestão, por meio de ações de auditoria pública, correição, prevenção e combate à corrupção e ouvidoria.

A CGU também exerce, como Órgão Central, a supervisão técnica dos órgãos que compõem o Sistema de Controle Interno, como a Audin/IFSC, por exemplo, e o Sistema de Correição e das unidades de ouvidoria do Poder Executivo Federal, prestando a orientação normativa necessária.

Todos os serviços de auditoria realizados pela CGU no IFSC podem ser acessados por qualquer pessoa por meio do link abaixo:

Voltar ao Top

Voltar ao Topo