topo site SNCT



Semana Nacional de Ciência e Tecnologia do Câmpus Itajaí

Câmpus Itajaí

19, 20 e 21 de outubro de 2023

O que é a SNCT?

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia – SNCT  é realizada anualmente durante o mês de outubro, sob coordenação do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações – MCTI. A finalidade da SNCT é mobilizar a população, em especial crianças e jovens, em torno de temas e atividades de C&T, valorizando a criatividade, a atitude científica e a inovação.

A Semana tem como proposta mostrar a importância da ciência e da tecnologia na vida de todos e para o desenvolvimento do país, oferecendo também uma oportunidade para a população brasileira conhecer e discutir os resultados, a relevância e os impactos da pesquisa científico-tecnológica, principalmente daquelas realizadas no Brasil, e suas aplicações.

 

FIITA - Feira de Ciências e Tecnologia com nova data

08 de novembro de 2023

INFORMAMOS QUE A FEIRA DE CIÊNCIAS E TAMBÉM A VISITAÇÃO GUIADA AO CAMPUS TÊM UMA NOVA DATA: 

SERÃO REALIZADAS NO DIA 08 DE NOVEMBRO (QUARTA-FEIRA) COM A MESMA PROGRAMAÇÃO DE HORÁRIOS INICIAL.

 


 

Premiações da FIITA 2023

Categoria Ensino Fundamental

1º Lugar - Mulheres na Linha de Frente: Histórias de Coragem e Resiliência na Segunda Guerra Mundial (E.E.B. Maria Rita Flor)

2º Lugar - Jogo da Coleta Seletiva e Jogo da Vida debaixo D'água Em Scratch (Grupo Escolar Guilhermina Büchele Müller)

3º Lugar - Identificando A Energia no Nosso Cotidiano (Centro Educacional Pedro Rizzi)

Categoria Ensino Médio/Técnico

1º Lugar - Estação Metereológica: Coleta e Estudo dos Fenômenos Atmosféricos Em Bombinhas/SC Para  Educação Ambiental Crítica (E.E.B. Prefeito Leopoldo José Guerreiro)

2º Lugar - Combate ao Aedes Aegypti Utilizando Estratégias Sustentáveis: Controle Biológico e Ações de Intervenção (E.E.B. Raul Bayer Laus)

3º Lugar - Tucson Games (E.E.B. Maria Rita Flor)

Categoria Anfitrião (trabalhos do IFSC)

1º Lugar - Desenvolvimento, construção e uso de armadilhas luminosas para amostragens de larvas de peixes em habitats costeiros de Santa Catarina - Resultdos Preliminares (IFSC Itajaí)

2º Lugar - Investigação da Presença de Micro Plásticos em Moluscos de Cultivo de Santa Catarina (IFSC Itajaí)

3º Lugar - Ingestão de Microplásticos por Lambari (Astyanax Bimaculatus) Sob Condições Controladas (IFSC Itajaí)

Premiado em votação do público - Chuveiro Smart (IFC Blumenau)

Programação de atividades

Confira toda a programação e participe!

19/10/23 (quinta-feira)


 

20/10/23 (sexta-feira)


 

21/10/23 (sábado)

As ativides de sábado terão transmissão ao vivo pelo Youtube do Campus


 

Trabalhos FIITA 23

Os resumos a seguir são dos projetos incritos e aprovados para apresentação na FIITA 23. Os conteúdos dos resumos e dos banners são de inteira responsabilidade dos autores.

ATENÇÃO: A FIITA 2023 não será mais realizada em 20/10/23. A nova data será divulgada nos próximos dias.

 

Trabalhos (clique no título para abrir o resumo): 

  1. 1. Jogo da Coleta Seletiva e Jogo da Vida debaixo D'água Em Scratch
  2. 2. Ditado Eletrônico Em Scratch
  3. 3. Chuveiro Smart | Banner | Vídeo
  4. 4. Rádio Guerreiro Online | Banner | 
  5. 5. Rock & Metal Racing - Pesquisa e desenvolvimento | Vídeo
  6. 6. Tepache, Refrigerante Natural. | Banner 
  7. 7. Tucson Games. | Banner¹ | Banner²
  8. 8. Mulheres na Linha de Frente: Histórias de Coragem e Resiliência na Segunda Guerra Mundial.  | Banner
  9. 9. Identificando A Energia no Nosso Cotidiano  | Banner | Vídeo
  10. 10. Estação Metereológica: Coleta e Estudo dos Fenômenos Atmosféricos Em Bombinhas/SC Para  Educação Ambiental Crítica. | Banner | Vídeo
  11. 11. Como As Peças de Legos Podem Nos Ajudar A Entender As Reações Químicas? | Banner | Vídeo
  12. 12. Usando Materiais Recicláveis Para Entender Física no Ensino Fundamental | Banner | Vídeo
  13. 13. Combate ao Aedes Aegypti Utilizando Estratégias Sustentáveis: Controle Biológico e Ações de Intervenção | Vídeo
  14. 14. Agrofloresta na EEB Adelaide Konder | Banner | Vídeo
  15. 15. Equipamento de Proteção Individual Inteligente – EPIN Luva com Sistema de Medição da Vibração | Banner
  16. 16. Desenvolvimento de Um Protótipo Estação Meteorológica com Arduíno Para O Monitoramento da Temperatura e Umidade na Escola de Ensino Médio Elfrida Cristino da Silva – Itajaí (SC) | Vídeo
  17. 17. Rádio Guerreiro Online Ondas Sustentáveis  e As Juventudes do Brasil Meridional. | Banner | Vídeo
  18. 18. Irrigação Inteligente Uso da Tecnologia Para Uma Escola Sustentável | Banner | Vídeo
  19. 19. Investigação da Presença de Micro Plásticos em Moluscos de Cultivo de Santa Catarina | Banner 
  20. 20. Procurando Viver com Sustentabilidade: O Uso De Energias Renováveis | Vídeo
  21. 21. Avaliação da Presença de Pesticidas na Água De Abastecimento dos Municípios da Região De Itajaí  | Banner
  22. 22. Matos de comer: do jardim para o prato | Banner
  23. 23. Afrodite: um bazar beneficente e inclusivo | Banner | Vídeo
  24. 24. Aprendendo com o Mar | Banner
  25. 25. Produção de Sabão Artesanal: Uma Proposta Sustentável em uma Escola do Litoral Norte Catarinense.
  26. 26. Lixeira Automatizada Desenvolvida por Intermédio de Resíduos Recicláveis – É Possível (Re)Significar O Ensino/Aprendizagem de Meio Ambiente e Sustentabilidade em uma Smart City? | Banner
  27. 27. Ingestão de Microplásticos por Lambari (Astyanax Bimaculatus) Sob Condições Controladas | Banner
  28. 28. Desenvolvimento, construção e uso de armadilhas luminosas para amostragens de larvas de peixes em habitats costeiros de Santa Catarina - Resultdos Preliminares | Banner

Mostra de trabalhos e projetos de Ensino, Pesquia e Extensão

Os resumos a seguir são dos projetos incritos e aprovados para apresentação na Mostra de EPE. Os conteúdos dos resumos são de inteira responsabilidade dos autores.

Trabalhos (clique no título para abrir o resumo): 

 

1. FÍSICA, BIOLOGIA, HIKING E O USO DE UM APLICATIVO PARA SMARTPHONE EM UMA ATIVIDADE INTERDISCIPLINAR (Autores: Anaximandro Dalri Merizio; Cassio Aurélio Suski; Laura Pioli Kremer)

 

2. INGESTÃO DE MICROPLÁSTICOS POR LAMBARI (Astyanax bimaculatus) SOB CONDIÇÕES CONTROLADAS. (Autores: Thiago Pereira Alves; Mathias Alberto Schramm; Adriel Xavier de Freitas; Brayan de Lima dos Santos; Camilo Neves Müller Cerqueira Baptista; Eduarda Luiza Reis; Ellen Martins; Júlia Beatriz de Oliveira;  Letícia de Souza Meireles; Luana Sophia Tavares; Lucas Aderbal  Marchetti de Souza; Sarah Bayour; Yasmin Linhares)

 

3. INVESTIGAÇÃO DA PRESENÇA DE MICRO PLÁSTICOS EM MOLUSCOS DE CULTIVO DE SANTA CATARINA. (Autores: Guilherme Octavio Mendes Reis; Letícia Maximiano Furtado; Thiago Pereira Alves)

 

4. AVALIAÇÃO DA PRESENÇA DE PESTICIDAS NA ÁGUA DE ABASTECIMENTO DOS MUNICÍPIOS DA REGIÃO DE ITAJAÍ (Autores: Mathias A. Schramm; Agatha de Araújo Santos; Betina Giusti Boff; Bruna Bolda Jasper; Caio André Cosme da Silva; Carlos Eduardo Pereira; Estevam Henrique de Oliveira Taniozzo; Felipe do Nascimento Fernandes; Giulia Mariah Maffezzolli Rosa; Guilherme Octávio Mendes Reis; Júlia Bohnen Caetano; Julia dos Santos Garcia; Letícia Maximiano Furtado)

 

5. PLANTAS MEDICINAIS E A BUSCA PELA AQUICULTURA SUSTENTÁVEL (Autores: Felipe Custódio; Luigi Lunelli; Ana Júlia A. da Silva; Luiza S. Machado; Lucas S. Q. Procopio; Luana S. Tavares; Janaína P. F. Bannwart; Eduardo L. T. Gonçalves; Maressa D. Dolzan)

 

6. OTIMIZAÇÃO DA EXTRAÇÃO DO ÓLEO ESSENCIAL DE ERVA-BALEEIRA (Cordia verbenacea) (Autores: Luiza S. Machado; Lucas S. Q. Procopio; Ana Júlia A. da Silva; Felipe Custódio; Luigi Lunelli; Luana S. Tavares; Maressa D. Dolzan)

 

7. ENGENHARIA BIOMÉDICA: AQUISIÇÃO E PROCESSAMENTO DE SINAIS BIOLÓGICOS PARA CONTROLE DE DISPOSITIVOS NEUROPROSTÉTICOS (Autores: Luis Filipe Russi; Gabriel Thiago Cavalcante da Silva; Gustavo Grapp Furlanetto; Bernardo Rogowski;Wilson Valente Junior)

 

8. INVESTIGAÇÃO DA PRESENÇA DE COMPOSTOS BIOATIVOS EM PLANTAS SELECIONADAS PARA O DESENVOLVIMENTO DE UMA FORMULAÇÃO DE REPELENTE NATURAL (Autores: Mathias A. Schramm; Thiago P. Alves; Maressa D. Dolzan; Eduarda Gouvea; Felipe Custodio; Guilherme Meyer Sokolek; Léo Martins de Assis Correa; Luigi Lunelli; Malcolm Martins)

 

9. ROCK & METAL RACING - PESQUISA E DESENVOLVIMENTO (Autores: Nícolas Espig Martins; Saimon Miranda Fagundes)

 

10. DESENVOLVIMENTO, CONSTRUÇÃO E USO DE ARMADILHAS LUMINOSAS PARA AMOSTRAGENS DE LARVAS DE PEIXES EM HABITATS COSTEIROS DE SANTA CATARINA - RESULTADOS PRELIMINARES (Autores: Carlos Eduardo Pereira; Sergio Roberto Sanches; Rodrigo Otávio de Macedo Gomes; Leonardo Francisco Machado)

 

11. SENSOR DE SALINIDADE PARA UM MÓDULO DE MEDIÇÕES OCEANOGRÁFICAS MULTIPARÂMETROS (Autores: Eduardo Francisco Schaefer; Roddy Alexander Romero Antayhua; Thiago Pereira Alves; Leonardo Francisco Machado)

 

12. ACAMPAMENTO VLSI NO CÂMPUS ITAJAÍ: TREINAMENTO DE NÍVEL BÁSICO EM PROJETO DE CIRCUITOS INTEGRADOS DIGITAIS (Autores: Roddy Alexander Romero Antayhua; João Paulo Camelo Cunha; Gabriel Mota; Luís Davi Kenig Paganella; Vínicius Westphal de Paula)

 

13. CONSTRUÇÃO DE UM MOTOR STIRLING COM MATERIAIS DE BAIXO CUSTO (Autores: Edilson José Santos Melo; Mauricio Queiroz Guerreiro; Tainan Quadros Zanquetta; Thayna Gonçalves dos Santos; Anaximandro Dalri Merizio)

 

14. NEAB NO IFSC ITAJAÍ: UMA AÇÃO EDUCATIVA DE INCLUSÃO E FORMAÇÃO DECOLONIAL E PROMOÇÃO DA EQUIDADE RACIAL E DOS DIREITOS HUMANOS (Autores: Lucas Varelo Pereira; Ana Júlia Almeida da Silva; Rose Fernandes de Souza; Dulce Cléa Bradacz)

 

15. A PRODUÇÃO DE JOGOS PARA A EDUCAÇÃO SOCIOAMBIENTAL: ESTUDOS DE VIABILIDADE TÉCNICA E EDUCATIVA. (Autores: Laura Pioli Kremer; Rita Inês P. Peixe; Julia Bohnen Caetano; Felipe Custodio; Izabelli Pinheiro Toledo; Gabriel De Oliveira Chiquio; Guilherme Octavio Mendes Reis; Davi Vital Gomes; Guilherme Rodrigues Lima)

 

16. PROPOSTAS PARA UTILIZAÇÃO REFLEXIVA DE MATERIAIS MANIPULATIVOS NO ENSINO DA MATEMÁTICA BÁSICA (Autores: Lucas Varelo Pereira; Adriana Kaminsky Riffel; Diana Terezinha Amaro Ferraz; Jessica de Aguiar Franca; Roberta Nara Sodre de Souza5)

Voltar ao Top

Voltar ao Topo