Guia do estudante - Sobre o IFSC

Sobre o IFSC

Você sabia que, enquanto uma instituição pública federal, a nossa história é centenária? No ano de 1909, em Florianópolis, fundou-se a Escola de Aprendizes Artífices, que ao longo das décadas passou por diversas mudanças de nomenclatura - sendo que as mais recentes foram Escola Técnica Federal de Santa Catarina (ETFSC) e Centro Federal de Educação Tecnológica de Santa Catarina (Cefet-SC) - até chegar no atual Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC).

Conheça a linha do tempo do IFSC

O IFSC está vinculado ao Ministério da Educação, por meio da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica, e integra a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. São 22 câmpus distribuídos por todo o Estado de Santa Catarina, além dos polos de Educação a Distância. Hoje, nossa oferta inclui formação básica, técnica e tecnológica, oferecendo cursos de qualificação profissional, técnicos, de graduação e de pós-graduação. 

Saiba mais sobre nossos câmpus

Conheça a estrutura do IFSC

Entenda como funciona a nossa instituição

A Reitoria

Localizada em Florianópolis, tem como atribuição implementar e desenvolver a política educacional e administrativa do IFSC, de acordo com as diretrizes homologadas pelo Conselho Superior. É composta pelo Gabinete da Reitoria e por cinco pró-reitorias: 

• Pró-Reitoria de Administração (Proad)
• Pró-Reitoria de Desenvolvimento Institucional (Prodin)
• Pró-Reitoria de Ensino (Proen)
• Pró-Reitoria de Extensão e Relações Externas (Proex)
• Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (Proppi)

Para entender mais sobre as pró-reitorias e estrutura organizacional do IFSC, é só clicar aqui.

Os câmpus

Ao todo temos 22 câmpus em Santa Catarina, cada um com uma estrutura que pode variar de acordo com seu tamanho. Mas, para você entender melhor sobre eles, criamos a anatomia básica de um câmpus IFSC, para você conhecer as áreas de referência que podem ser úteis no seu dia a dia! 

- Direção-Geral: dúvidas, sugestões e críticas relacionadas à gestão do câmpus;
- Diretoria ou Departamento de Ensino, Pesquisa e/ou Extensão: informações sobre regulação, planejamento, execução e avaliação das políticas e atividades de ensino e sobre ações que garantam o fomento e a articulação entre o ensino, a pesquisa e a extensão;
- Coordenadoria Pedagógica: atendimento e orientações sobre questões pedagógicas do processo de ensino e aprendizagem;
- Registro e/ou Secretaria Acadêmica: questões relacionadas à matrícula e à emissão de documentos escolares (carteira de estudante/histórico escolar);
- Coordenação de Curso: orientações, esclarecimentos e apoio acadêmico e administrativo durante o curso;
- Setor de estágios: dúvidas e oportunidades de estágio.

Com quem tirar suas dúvidas no IFSC?

Se você quiser saber mais sobre o local onde vai estudar, clique aqui e escolha o câmpus no qual você está matriculado(a).

Câmpus, campus ou campi: qual o jeito certo de falar e escrever?
 

Os órgãos colegiados

Os colegiados fazem parte da estrutura do IFSC e são compostos por representantes de diversas categorias do instituto (incluindo estudantes), para que a gestão seja mais democrática. Cada câmpus possui um colegiado próprio, mas também existem aqueles com atuação em todo o IFSC.

Conselho Superior (Consup)

É o órgão máximo do IFSC, com caráter consultivo e deliberativo, ou seja, o Consup avalia e também toma decisões sobre diversos assuntos do instituto. É composto por representantes dos professores, dos alunos, dos técnicos administrativos, dos egressos da instituição, da sociedade civil, do setor público, do MEC e do Colégio de Dirigentes (Codir) do IFSC - sendo o(a) reitor(a) o(a) presidente do órgão.

Entenda melhor as funções do Conselho Superior neste post do Blog do IFSC

Faz parte das atividades do Consup tratar de assuntos relativos a políticas institucionais, orçamento anual, prestação de contas, aprovação de cursos, eleições para reitor e diretores-gerais, entre outros.

Clique aqui e saiba mais sobre o Consup
 

Colegiado de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe)

É o órgão normativo e consultivo de assessoramento da Reitoria quando o assunto são as políticas de ensino, pesquisa e extensão do IFSC. O Cepe é composto pelo(a) Pró-reitor(a) de Ensino - presidente do órgão -, além dos pró-reitores de Extensão e Relações Externas e de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação; diretores sistêmicos de Ensino, Pesquisa e Extensão; e representantes dos docentes, técnico administrativos e estudantes.

O Cepe é o colegiado que trata da regulamentação de cursos, diretrizes curriculares e outros assuntos relacionados ao ensino, pesquisa e extensão na instituição.

Clique aqui e saiba mais sobre o Cepe
 

Colégio de Dirigentes (Codir)

É um órgão de apoio às decisões tomadas pelo IFSC, possui caráter consultivo e é composto pelo(a) reitor(a) - presidente do órgão -, pelos pró-reitores e pelos diretores-gerais dos câmpus. Passam pelo Codir assuntos de ordem administrativa, econômica, orçamentária, financeira e sobre relações sociais, de trabalho e de vivência.

Clique aqui e saiba mais sobre o Codir

Conheça as atribuições do(a) reitor(a) e diretores-gerais dos câmpus

Você sabia que pode acompanhar as transmissões das reuniões do Consup, do Cepe e do Codir? Siga o canal do IFSC no Youtube e acompanhe todos os assuntos mais importantes da nossa instituição!
 

Voltar ao Top

Voltar ao Topo