Subprojeto de Química - Câmpus Criciúma

Subprojeto de Química - Câmpus Criciúma

Edital 2022/23

Equipe de coordenação e supervisão:

Coordenador de área do PIBID Criciúma:

Prof. Luciano Dias da Silva

  • Contato: luciano.silva@ifsc.edu.br

Professor Supervisor – EEB Salete Scotti:

  • Kauan Gonçalves Viscard

 

Nesta página você vai conhecer o subprojeto interdisciplinar química/física do IFSC Campus Criciúma que está sendo desenvolvido com o apoio do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - Pibid!

 

Este projeto é referente ao Edital nº 23/2022, que tem a vigência de 2022 até 2024.


 

Durante o desenvolvimento do projeto, a equipe do Pibid do IFSC - Campus Criciúma propôs a realização de 2 projetos na escola campo (EEB Salete Scotti, Içara/SC), um ainda em andamento.


 

Espectroscopia e Teste de Chama

Para auxiliar na compreensão da natureza ondulatória da matéria e do modelo atômico de Bohr, as turmas de 1º ano E.M. construíram um espectroscópio caseiro, e tiveram um acompanharam um teste de chama. Um guia com instruções para construir um espectroscópio pode ser acessado por meio deste link.








 

 

Elaboração de um jogo didático

Baseado no jogo Cara a Cara, os pibidianos desenvolveram um jogo didático com a tabela periódica, em que os jogadores devem fazer perguntas um ao outro para tentar adivinhar qual é o elemento químico do adversário. As regras do jogo estão disponíveis neste link.

Após a construção de um protótipo, algumas melhorias foram definidas e os tabuleiros estão em fase de produção, usando materiais alternativos, recicláveis e de fácil acesso. Abaixo você confere algumas fotos do protótipo e das fases de construção dos tabuleiros.





Após a execução do projeto, um guia para ajudar professores interessados em replicar a proposta deverá ser disponibilizado ao público. Como o projeto ainda está em desenvolvimento, o jogo ainda não foi aplicado com as turmas da escola campo.

Edital 2020

Equipe de coordenação e supervisão:

Coordenador de área do PIBID Criciúma:

Professora Supervisora – Cedup - Abílio Paulo:

Informações sobre o subprojeto:

Estudantes da Licenciatura participantes: 8 bolsistas e 2 voluntários.

Para conhecer mais sobre este subprojeto acesse o nosso repositório com informações sobre as atividades que acontecem no PIBID edital 2020, no Cedup - Abílio Paulo

Voltar ao Top

Voltar ao Topo