Subprojeto de Química - Câmpus São José

Subprojeto de Química - Câmpus São José

Nesta página você vai conhecer o subprojeto interdisciplinar química/física do IFSC Campus São José que está sendo desenvolvido com o apoio do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - Pibid!

 

Este projeto é referente ao Edital nº 23/2022, que tem a vigência de 2022 até 2024.

_______________________________________________________________________________

Pibidianos: Airley Cristine Borges Ferreira, Alexandre Paio Mastelari, Douglas João Fonseca de Lima, Katia Solange Jaste Vieira, Silvia Caetano Feldkircher, Steffane Guimarães da Rosa.

Professora Orientadora: Laís Truzzi Silva

Coordenadora: Joyce Nunes Bianchin

Composteira Doméstica

A compostagem é um processo biológico no qual os micro-organismos transformam a matéria orgânica como papel, madeira, estrume, restos de comida, em húmus, um material rico em sais minerais e que pode ser utilizado como adubo em hortas, jardins e vasos, contribuindo muito para desenvolvimento dos vegetais.

O principal objetivo deste trabalho é que os alunos do terceiro ano da Escola Professora Maria José Barbosa Vieira no município de São José, em conjunto com os Pibidianos, construam uma composteira doméstica na escola, utilizando o lixo produzido lá, a fim de que esta seja uma alternativa sustentável para o tratamento de resíduos orgânicos, uma vez que esses são frequentemente destinados a aterros sanitários e lixões, onde sua acumulação pode resultar na liberação de substâncias prejudiciais ao meio ambiente.  

Além de se trabalhar a conscientização ambiental, os conceitos químicos e físicos, acerca deste tema, são tratados durante todo o processo com os alunos da escola.

Link do Instagram do projeto aqui

_______________________________________________________________________________

Pibidianos: Robrian Diogo Vilanova, Vitória Luiza Dahmer Torres , Ruan Jesus dos Santos

Professora Orientadora: Luís Henrique Callegaro

Coordenadora: Joyce Nunes Bianchin

VestEn Química

A provas de vestibular, tão visadas por estudantes do ensino médio que buscam uma graduação, são uma das principais formas de ingresso em faculdades públicas. Por isso é necessário que os alunos se empenharem nos estudos a fim de obterem uma boa classificação nesses concursos.

Pensando nisso, o projeto VestEn Química busca ajudar os estudantes, matriculados nos últimos anos do Ensino Médio, a aprimorar o seu conhecimento com relação aos conceitos químicos através de aulas e resolução de exercícios, visando aprovação nas provas dos principais vestibulares do Brasil e do Enem.

Além trabalhar com os assuntos presentes nas ementas da disciplina de química, o projeto ainda permite que os PIBIDIANOS desenvolvam a sua didática, conheçam e aprimorem diversas técnicas de ensino e ainda permite que eles tenham a primeira experiência como docente.

Link do Instagram do projeto aqui

_______________________________________________________________________________

Pibidianos:Márcia Gilmara Marian Vieira, Pedro Henrique Elias, Arthur Silva Coelho

Supervisor: Luís Henrique Callegaro

Orientadora: Joyce Nunes Bianchin

HORTAS URBANAS SUSTENTÁVEIS

A Agricultura Urbana (AU) tornou-se, desde o final do século XX e início do XXI, de suma importância para a produção de alimentos. Isto se deve, em parte, ao agravamento dos problemas sociais, econômicos e ambientais nas cidades dos países em desenvolvimento e ao crescente interesse de alguns segmentos populacionais específicos nos países desenvolvidos em consumir alimentos de alta qualidade e em criar vínculo mais próximo aos ditames da natureza.

A proposta desse Projeto do PIBID é conectar temas diversos que estejam alinhados com a alimentação nas cidades no que concerne aos seguintes aspectos: incentivar a produção de alimentos nas instituições de ensino através das hortas urbanas pedagógicas; contribuições da AU para a ampliação do acesso a alimentos produzidos localmente; a função educacional e social da AU; redução das desigualdades, da pobreza e da insegurança alimentar.

Também outro aspecto importante é o alcance pedagógico da AU, explorando o papel da educação no desenvolvimento da AU tais como a prática da produção de alimentos; aprendizados sobre AU e suas práticas; o potencial da AU como ferramenta pedagógica para apoiar a aprendizagem em várias formas; ensino/aprendizagem formal, não formal e informal; e aplicações/contribuições para teorias educacionais e pedagógicas no contexto da AU.

Neste sentido, os estudantes poderão vivenciar, pesquisar e compreender assuntos específicos, e até participar da construção de atividades interdisciplinares.

 Esse projeto prevê três eixos prioritários e multidimensionais da horta: Gestão de resíduos e compostagem; A horta escolar agroecológica e Segurança Alimentar.

Link do Instagram do projeto aqui

_______________________________________________________________________________

Pibidianos: Nayara, Amanda Siratsute, Leando Costa

A Química das tintas

O projeto “A Química das Tintas” foi conduzido colaborativamente entre alunos do curso de Licenciatura em Química do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), câmpus São José, e estudantes da Escola de Educação Básica Professora Maria José Barbosa Viera, localizada no município de São José, a partir do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), no período de novembro de 2022 até julho de 2023.

O objetivo do projeto foi desenvolver possibilidades educativas práticas para promover a aprendizagem de conceitos químicos a partir de uma perspectiva contextualizada e problematizadora de questões ambientais envolvendo a fabricação e uso de tintas na sociedade.

O projeto envolveu pesquisa teórica sobre as tintas, roteiros práticos e atividades participativas que incentivaram o protagonismo dos estudantes. Inicialmente realizou uma sondagem sobre os conhecimentos dos estudantes acerca da produção e uso de tintas e suas relações com a química, e empregou-se uma abordagem histórica sobre a importância das tintas para a humanidade com relação à expressão artística, na escrita, construções e processos industriais. Realizou-se uma oficina para a preparação de pigmentos e esses foram posteriormente utilizados para a produção de tintas, onde foi possível explorar conceitos químicos como reações químicas, sais e solubilidade. Por fim, os estudantes compartilharam os conhecimentos adquiridos no projeto em uma “Mostra científica” realizada na escola.

Link do site do projeto aqui

 

Edital 2022/23

Equipe de coordenação e supervisão:

Coordenadora de área do PIBID Câmpus São José:

  Profa. Joyce Nunes Bianchin

    Contato: joyce.bianchin@ifsc.edu.br

Professora Supervisora – IFSC Câmpus São José:

  Prof. Luis Henrique Callegaro

Professor Supervisor – EEB Professora Maria Jose Barbosa Vieira (Cemajoba):

  Profa. Laís Truzzi Silva

Edital 2020

Coordenadora de área do PIBID Câmpus São José:

Professora Supervisora – IFSC Câmpus São José:

Professor Supervisor – EEB Francisco Tolentino:

Informações sobre o subprojeto:

Estudantes da licenciatura participantes: 16 bolsistas e 4 voluntários.

Para conhecer mais sobre este subprojeto acesse o nosso repositório com informações sobre as atividades que acontecem no PIBID edital 2020, no IFSC câmpus São José e na EEB Francisco Tolentino.

Voltar ao Top

Voltar ao Topo