Mapa do Site

Mestrado Clima - O Mestrado

Estrutura Organizacional e Administrativa

O Mestrado em Clima e Ambiente possui sua estrutura organizacional composta por um coordenador e um vice-coordenador, que compõem a Coordenação Geral do programa. A secretaria administrativa é operacionalizada pelo Departamento Acadêmico de Saúde e Serviços (DASS), do Câmpus Florianópolis.

As Comissões de Ingresso e de Autoavaliação e Credenciamento são compostas por um grupo de docentes membros e coordenados pelo coordenador do programa. Cada Linha de Pesquisa possui um docente com a atribuição de gerenciar os processos administrativos e operacionais. 

Estrutura Organizacional e Administrativa do Mestrado em Clima e Ambiente:


 

Linhas de Pesquisa

Linha 1: Variabilidade Climática e Impactos Ambientais

Coordenador: Mário F. L. Quadro

A sociedade espera e depende do avanço do conhecimento sobre a variabilidade climática e dos consequentes impactos ambientais. Os efeitos decorrentes das alterações do clima não são bem compreendidos, e extremos de precipitação ou estiagens prolongadas afetam significativamente a gestão de recursos naturais e a sociedade. A área temática variabilidade climática e impactos ambientais na pesquisa do Mestrado em Clima e Ambiente do IFSC é orientada para a compreensão dos processos responsáveis pela variabilidade do clima e molda as estratégias aplicadas ao ambiente. Estas estratégias têm foco no papel das inter-relações do clima e ambiente, monitoramento e desenvolvimento de dados observacionais, simulações do sistema climático, bem como a investigação na resposta do ambiente em relação a ciclos sazonais e interanuais do clima.


Linha 2: Recursos Naturais, Gestão e Análises

Coordenador: Thiago P. Alves

A estrutura e função dos sistemas ambientais em suas diferentes escalas espaciais e temporais, bem como os processos físicos, químicos e geológicos associados como os processos biogeoquímicos e históricos, condicionam o comportamento ambiental no atual cenário de mudanças climáticas regionais e globais. Compreender os padrões de distribuição, abundância e exploração sustentável dos recursos naturais e suas inter-relações com as forçantes oceanográficas, atmosféricas e terrestres nos ecossistemas contribui para o entendimento das condições ambientais pretéritas do planeta e, assim, auxilia na compreensão de fenômenos climáticos atual desta linha temática. 


Linha 3: Desenvolvimento Tecnológico e Instrumentação

Coordenador: Cássio A. Suski

A área de Clima e Ambiente está intimamente ligada à evolução do desenvolvimento tecnológico. Para realização do monitoramento e previsão climática, são necessários equipamentos robustos para medição das variáveis ambientais, com tecnologia específica para armazenamento e transmissão de dados, assim como supercomputadores avançados e modelos numéricos capazes de representar os processos atmosféricos, oceânicos e de superfície (terra/mar). Além disso, para o tratamento dos dados coletados e simulados, são necessárias ferramentas estatísticas para auxiliar na compreensão dos processos físico-químicos que ocorrem na natureza. Nesse sentido, o Programa de Mestrado em Clima e Ambiente tem realizado estudos associados à previsibilidade de eventos meteorológicos extremos, desenvolvimento de protótipos para coleta e transmissão de informações ambientais, produtividade e risco climáticos e monitoramento ambiental costeiro.

Voltar ao Top

Voltar ao Topo