O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Notícia Aberta

Aplicações Aninhadas

Publicador de Conteúdos e Mídias

IFSC do Centro convida comunidade para observação da Lua de Sangue

CÂMPUS JARAGUÁ DO SUL-CENTRO Data de Publicação: 11 mai 2022 15:38 Data de Atualização: 11 mai 2022 15:44

Atividade ocorrerá durante a noite, é gratuita e aberta ao público.

Já ficou sabendo do eclipse lunar total que vai acontecer no próximo final de semana? Um eclipse lunar total acontece quando o planeta Terra fica posicionado entre o Sol e a Lua. Por causa da umbra (sombra mais interna e mais escura) gerada pela Terra e que encobre a Lua, o nosso satélite natural adquire uma cor avermelhada, que você talvez já conheça pelo nome “Lua de Sangue”. E a comunidade externa está convidada para assistir a este fenômeno a partir das 21h, no IFSC do Centro, com o auxílio dos equipamentos e da equipe do Grupo de Estudos de Astronomia do IFSC.

O eclipse lunar total vai começar por volta das 22h30min da noite do dia 15 de maio (domingo) e deve se estender até as 3h50 da manhã do dia 16 (segunda-feira), com seu ápice à 1h11min da manhã. Para participar, basta comparecer ao câmpus do IFSC (avenida Getúlio Vargas, 830).

A sessão de observação ocorrerá a partir das 21h de domingo, mas depende das condições climáticas. Se o céu estiver nublado, infelizmente o evento de observação estará suspenso.

Lua de Sangue

Mesmo quando a Terra fica posicionada entre o Sol e a Lua, os raios solares não são totalmente bloqueados e uma parte continua chegando até a Lua. Assim, ela fica visível durante todo o fenômeno, mas com o detalhe da cor avermelhada, que é um resultado da passagem da luz solar pela atmosfera do planeta Terra, que age como um filtro e “espalha” a luz e permitindo que principalmente a luz vermelha atravesse.

Para mais informações sobre o evento de observação lunar, entre em contato com o coordenador do Grupo de Estudos de Astronomia do IFSC, professor Luiz Fernando Macedo Morescki Júnior, pelo e-mail luizm@ifsc.edu.br.

CÂMPUS JARAGUÁ DO SUL-CENTRO EXTENSÃO NEWS

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Leia Mais.