Professor do Câmpus Urupema publica artigo em revista internacional

ENSINO Data de Publicação: 11 mai 2022 19:06 Data de Atualização: 11 mai 2022 19:11

O professor Rogério de Oliveira Anese, da área de recursos naturais do Câmpus Urupema do IFSC, teve um artigo publicado na revista científica Scientia Horticulturae, publicação internacional especializada em culturas hortícolas. O artigo, intitulado ""Pulverização de silício na pré-colheita: Impacto nas podridões, metabolismo e qualidade geral de maçãs ‘Galaxy’ após colheita e armazenamento refrigerado" saiu na última edição da revista, em abril.

Assinam como coautores, além do professor Rogério, Thiago Moreira Monteiro e Gabriela Zooche Pless, ambos alunos do Câmpus Urupema, e Auri Brackmann, Fabio Rodrigo Thewes, Lucas Mallmann Wend pesquisadores da Universidade Federal de Santa Maria - RS. Segundo o professor, foram quatro anos de experimentos com maçãs, usando a aplicação de silício para reduzir podridão em pós-colheita. Também foi analisada a ação do silício no metabolismo e maturação da maçã.

O produto era aplicado no pomar e os efeitos eram analisados com o produto armazenado. “A podridão é a principal causa de perda de frutas na pós-colheita. Estima-se que de 15 a 20% de todas as maçãs produzidas anualmente são perdidas, a maioria em função das podridões. Então esse trabalho tem o intuito de ajudar os produtores e armazenadores a resolver esse grande problema”.

O professor explica que a hipótese inicial, a de que o silício reduziria as podridões, não se confirmou. "Nas doses e condições que usamos, não foi efetivo. Pode ser que em outras doses e condições isso pode mudar. Mas nesse trabalho o resultado não apresentou melhora nas doses avaliadas", completa.

Esse projeto foi financiado pelo CNPQ e, no primeiro ano, pelo IFSC. A publicação foi numa revista com conceito A1 ( classificação que contempla periódicos de excelência internacional). É muito importante para o IFSC ter essas publicações porque leva o nome da instituição aos mais altos padrões científicos. Mostra que a pesquisa que fazemos aqui é de qualidade e motiva alunos e servidores", finaliza.

Para acessar o artigo completo, clique aqui.

ENSINO CÂMPUS URUPEMA PESQUISA NEWS