Receitas com afeto são usadas para ensino de química

ENSINO Data de Publicação: 30 mai 2022 22:41 Data de Atualização: 31 mai 2022 01:39

Receitas de família são carregadas de afeto e podem servir também para estudar química, como mostra uma iniciativa promovida pela estudante Thayse Alves da Silva, da licenciatura em Química do Câmpus São José. Durante seu estágio supervisionado, ela trabalhou com alunas do curso Proeja em Panificação, oferecido em parceria pelos câmpus Florianópolis e Florianópolis-Continente, conteúdo de introdução à química orgânica por meio de receitas que elas conheciam e apresentaram para o grupo.

O trabalho resultou no livro Uma pitada de afeto: O estudo da química orgânica com receitas afetivas, que reúne todas as receitas e os compostos orgânicos que foram estudados em cada uma delas. A obra foi produzida por Thayse, por meio de um site que disponibiliza templates (modelos) para design de material gráfico.

A turma tinha 12 alunas e todos os encontros delas com Thayse foram durante aulas realizadas de maneira online, no período em que todas as atividades do IFSC ainda eram não presenciais por causa da pandemia. A estudante de licenciatura fez um questionário para as colegas do curso Proeja sobre temas como elas tinham acesso à internet, de que maneira gostavam de estudar e como elas avaliam a importância da química para a panificação.

“Me chamou a atenção que muitas delas responderam que não tinha nenhuma importância. Daí eu queria mostrar para elas que a química estava presente na cozinha”, lembra Thayse.

Mudança de planos

Inicialmente, a ideia da estudante do Câmpus São José era trabalhar o conteúdo de química orgânica aliado com o tema alimentação saudável. No entanto, ao pedir para as alunas do curso Proeja para trazerem receitas que elas conheciam, Thayse notou que os pratos não se encaixavam no que se pode chamar de “saudáveis”, mas tinham uma carga afetiva grande. O livro, então, mudou para “receitas afetivas”. “E aí elas se empolgaram com o projeto”, destaca.

A partir das receitas, as alunas do Proeja fizeram pesquisas para descobrir os compostos orgânicos presentes nos principais ingredientes e escolheram um deles para apresentar para a turma na última aula. Ana Rute, por exemplo, escolheu uma receita de bolo de banana e, a partir dela, estudou sobre o retinol (mais conhecido como “vitamina A”), presente na fruta.

Thayse terminou o estágio em 24 de fevereiro deste ano e considera que ter realizado o trabalho com uma turma de curso Proeja, que tem estudantes que não concluíram o ensino médio antes dos 18 anos, foi desafiador, mas trouxe recompensas.

Ela escolheu fazer o estágio com o curso Proeja porque as aulas eram à noite, para poder se dedicar à família, incluindo o filho recém-nascido (hoje com 1 ano) no período da tarde. Teve que entrar madrugadas adentro para dar conta do trabalho, mas contou com o apoio - e afeto, segundo ela - dos professores (as orientadoras Franciane Dutra de Souza e Paula Alves de Aguiar, do Câmpus São José, e o supervisor Marcos Paulo da Silva, do Câmpus Florianópolis) para realizar o trabalho.

“Foi cansativo, mas me trouxe um retorno muito grande. Eu vi como o afeto é importante para um trabalho dar certo”, comenta Thayse, que no estágio supervisionado 4 de seu curso de licenciatura pretende trabalhar com afetividade e o processo de ensino-aprendizagem. A estudante de 27 anos deve concluir o curso em 2023.

As receitas e os compostos orgânicos

O livro Uma pitada de afeto está disponível online em formato PDF e traz as receitas e compostos orgânicos listados abaixo. Mais informações sobre o trabalho podem ser obtidas no perfil que Thayse mantém no Instagram.

Receita: Bolo de banana caramelizado (Ana Rute)
Composto orgânico: Retinol (vitamina A)

Receita: Quiche de farinha de arroz e aveia (Adriana)
Composto orgânico: Sulforafano