Câmpus São José lança edital para apoiar projetos de pesquisa propostos por estudantes do integrado

PESQUISA Data de Publicação: 09 jun 2022 15:50 Data de Atualização: 10 jun 2022 09:55

O Câmpus São José lançou um edital para apoiar financeiramente propostas de projetos de pesquisa feitas por estudantes dos cursos técnicos integrados. As proposições devem ser feitas pelos estudantes até 4 de julho, por meio de um formulário online.

O objetivo do edital 05/2022, referente ao Programa de Apoio ao Desenvolvimento de Projetos de Pesquisa com Protagonismo Estudantil no Câmpus São José, é inverter a lógica da maior parte dos editais de pesquisa, nos quais os servidores propõem projetos e, se aprovados, buscam um aluno bolsista para atuar nele.

No edital do Protagonismo Estudantil, a proposição de projetos de pesquisa deve surgir do interesse dos estudantes, de suas curiosidades e ideias, para, a partir daí, encontrar um orientador interessado e apto a coordenar o trabalho e orientar os alunos participantes. A iniciativa é possivelmente inédita no IFSC, já que não há registro de edital desse tipo na Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (Proppi).

Os projetos devem priorizar o trabalho coletivo e interdisciplinar, em temas e áreas do conhecimento que estejam relacionados às temáticas desenvolvidas nos cursos técnicos integrados do Câmpus São José. Os estudantes interessados podem enviar propostas individuais ou em dupla. No caso de propostas feitas por duplas, os dois alunos serão bolsistas no projeto.

Serão apoiadas até três projetos, desde que não ultrapassem o valor global de R$ 15,6 mil destinados pelo câmpus ao edital. Os estudantes receberão bolsas de R$ 400 por quatro meses, e o servidor que coordenar o projeto receberá R$ 2 mil como auxílio financeiro ao pesquisador - esse valor deve ser usados em sua totalidade para viabilizar a pesquisa.

Após o recebimento de propostas enviadas pelos estudantes, a Coordenadoria de Pesquisa e Inovação do Câmpus São José realizará uma busca ativa de servidores dispostos a coordenar o projeto. Depois do aceite, o coordenador construirá o projeto juntamente com o aluno e submeterá a iniciativa no Sistema Integrado de Gestão Acadêmica (Sigaa).

O resultado parcial, após análise das propostas por um comitê técnico-científico designado pela Direção Geral do Câmpus São José, será divulgado em 2 de agosto e, após período para recursos, o resultado final sai em 4 de agosto. Os projetos devem ser executados no período de 18 de agosto a 18 de dezembro deste ano.

Para mais informações, leia o edital ou entre em contato com a Coordenadoria de Pesquisa e Inovação do Câmpus São José pelo e-mail pesquisa.sj@ifsc.edu.br ou telefone (48) 3381-2899.
PESQUISA CÂMPUS SÃO JOSÉ