Graduação em Engenharia de Controle e Automação conquista conceito como uma das melhores do país

ENSINO Data de Publicação: 11 out 2018 11:00 Data de Atualização: 11 out 2018 11:28

O Câmpus Chapecó do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) recebeu o resultado do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), nesta terça-feira (09). A partir deste indicador, a graduação em Engenharia de Controle e Automação ficou em 3º lugar entre os Institutos Federais de todo o Brasil e 12º entre todos os cursos de Engenharia de Controle e Automação e Mecatrônica nacionais.

A graduação do IFSC destaca-se ainda mais quando leva-se em consideração o número mínimo de dez estudantes que realizaram a prova do Enade. Neste caso, o Câmpus Chapecó sobe para a 8ª colocação nacional e à 2ª posição entre os IF's. "Este indicador de qualidade avaliou os cursos por intermédio do desempenho dos estudantes. E ele nos mostrou que estamos a frente inclusive de universidades centenárias. Considerando que o nosso câmpus possui 12 anos e o curso de Engenharia tem oito anos em Chapecó, o resultado nos indica que estamos no caminho da excelência", afirma o coordenador do curso, Leandro Chies.

Formado na primeira turma, atualmente Lucas Frizon é empresário na área e professor temporário no câmpus que o formou, lecionando nas disciplinas de Acionamentos e comandos elétricos e Instrumentação. "O curso me agregou muito conhecimento técnico e pessoal e agora estou capacitado para dar aulas e gerenciar empresas, trabalhar com automação e energias renováveis", destaca.

O ex-aluno e atual professor ainda destaca que o curso mudou muito seu jeito de pensar: "a cada matéria que passávamos, desenvolvíamos habilidades, sejam elas motoras ou cognitivas, aprendendo a resolver desafios cada vez mais complexos, com variáveis técnicas e pessoais".

Outros números também marcaram fatos importantes para o curso, já que a primeira engenheira formada nos 22 câmpus do IFSC saiu desta graduação. Pricila Cerezolli formou-se em 2016 e atualmente dedica-se ao mestrado em Engenharia Elétrica, na área de Sistemas de Energia, na Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Antes disso, foi funcionária em uma empresa de prospecção eólica, onde iniciou como estagiária a partir de um contato feito pelo IFSC. A ex-aluna também foi professora temporária no Câmpus Chapecó e tutora EAD em curso profissionalizante. "Hoje, atuando profissionalmente, é gratificante ver como outras instituições e empresas valorizam os profissionais formados nesta Instituição", afirma.

Pricila também relata que teve a chance de vivenciar profissionalmente diversas áreas "graças às oportunidades que o IFSC e o curso de Engenharia de Controle e Automação me proporcionaram ao longo da graduação, como bolsas de pesquisa, intercâmbios, e com o excelente corpo docente".

Conceito final

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou os resultados do Enade e dois dos Indicadores de Qualidade da Educação Superior que dele derivam: o Conceito Enade e o Indicador de Diferença entre os Desempenhos Esperado e Observado (IDD).

Levando todos os indicadores em consideração, o curso de Engenharia de Controle e Automação ficou com nota 4, de um máximo de 5 pontos. A graduação é ofertada no Câmpus Chapecó, tem duração de cinco anos, e o ingresso é através do SISU. Entre os objetivos do curso está o de capacitar profissionais com domínio das tecnologias de sistemas de controle automático, manufatura inteligente e robótica industrial.

Saiba mais sobre os cursos do IFSC.

Estude no IFSC

Ficou interessado(a) em estudar no IFSC? Acesse nosso calendário e conheça o período de inscrições para cada tipo de curso. Se desejar, deixe o seu e-mail no nosso Cadastro de Interesse que enviaremos uma mensagem quando estivermos com processo seletivo aberto.

ENSINO CÂMPUS CHAPECÓ