Exame de classificação é realizado neste domingo em cinco cidades de SC

ESTUDE NO IFSC Data de Publicação: 12 jun 2022 16:12 Data de Atualização: 12 jun 2022 18:30

Neste domingo (12), 664 candidatos fizeram o exame de classificação do IFSC nas cidades de Chapecó, Florianópolis, Jaraguá do Sul, Joinville e São José. O processo seletivo é para concorrer a 351 vagas em 10 cursos técnicos integrados ao Ensino Médio. A prova iniciou às 14h e tem três horas de duração.

O exame é composto por 20 questões de múltipla escolha - sendo 10 questões de Língua Portuguesa e 10 de Matemática - abrangendo conteúdos do Ensino Fundamental. Depois de uma hora e meia, os candidatos puderam deixar os locais de prova.

Vitor Hugo Maciel foi o primeiro candidato a deixar o prédio do Câmpus Joinville, no primeiro horário permitido para a entrega da prova, às 15h30. Candidato ao curso técnico integrado em Eletroeletrônica, ele caracterizou a prova como “interessante”. “Foi diferente da maioria das provas que já fiz”, contou Vitor, comparando principalmente às provas de olimpíadas de matemática que participou no ensino fundamental. Questionado se o “interessante” seria positivo, ele disse que a sensação é boa, principalmente na parte de matemática.

Candidata a uma das vagas do curso técnico integrado em Mecânica, Giulia Fernandes da Silva não tinha experiência com provas fora das matérias curriculares, mas “até” que gostou da experiência. “A prova estava bem complicadinha, com várias questões de conteúdo que estou aprendendo agora no ensino médio. Mas, como estudei pra prova, acho que vou bem. Sinto que vem um bom resultado”, analisou.

O estudante Davi Rosa Loureiro, de 14 anos, foi o primeiro a sair da prova no Câmpus Florianópolis. Como estudou bastante, considerou o exame tranquilo. “Achei Português fácil e matemática, mais ou menos, mas acho que fui bem”, disse. Ele, que atualmente estuda numa escola pública em São José, tenta uma vaga no curso técnico em Edificações.

Veja o álbum com fotos do exame na página do IFSC no Facebook

Família presente

O desejo de boa sorte, um abraço e o “ligue quando acabar” marcam a separação de pais e filhos momentos antes do exame de classificação para os cursos técnicos integrados do IFSC. Para a maioria dos adolescentes candidatos, esta é a primeira avaliação que realizam fora do ambiente de suas próprias escolas, e o suporte da família traz segurança e tranquilidade na hora da prova.

Júlia Kayser, de 15 anos, veio ao Câmpus Joinville tentar uma vaga para o curso técnico integrado em Mecânica acompanhada da mãe, Eva, em um trajeto conhecido. “Minha irmã, Nicole, estudou no técnico integrado em Eletroeletrônica. É uma escola de excelência”, elogiou Júlia.

Para a mãe, o ensino é o diferencial do IFSC. “Fazer o ensino médio de qualidade e o técnico ao mesmo tempo traz uma margem de conhecimento maior e uma capacitação profissional que são muito importantes”, contou Eva Kayser.

Já o candidato ao curso técnico integrado em Eletroeletrônica, Christian Diniz da Silva, de 16 anos, veio acompanhado do avô, Adelson Diniz. Para a escolha do ensino médio técnico, ele contou com o incentivo que veio de casa e a expectativa de segurança. “Queria estudar aqui desde o ano passado”, disse Christian, que participou do processo para o primeiro semestre, mas sem êxito no sorteio.

Graduado em Contabilidade e Administração, Adelson é um entusiasta dos cursos técnicos, pois seu primeiro curso foi o técnico em Contabilidade, por onde se iniciou profissionalmente. “Com o técnico, o Christian pode se desenvolver profissionalmente, ter a segurança de fazer algo e a capacidade de buscar outros sonhos, outros caminhos”, incentivou o avô.

A jovem Valentina Volkark, de 14 anos, veio acompanhada do pai e da avó. Após uma despedida carinhosa antes da prova, os familiares a aguardavam ansiosos na entrada do Câmpus Florianópolis. Ela saiu logo após o horário mínimo permitido para realizar o exame e acha que precisava ter estudado mais. Tentando uma vaga no curso técnico em Química, ela espera que seu desempenho seja suficiente para passar na prova. “O IFSC é uma ótima forma de começar meu futuro”, afirmou.

Cursos mais concorridos

O curso mais concorrido deste processo seletivo é o técnico integrado em Química, com 4,69 c/v, seguido pelo técnico integrado em Eletrônica, com 4,40 c/v, ambos do Câmpus Florianópolis. Para os cursos técnicos integrados em Modelagem do Vestuário, do Câmpus Jaraguá do Sul-Centro, e em Refrigeração e Climatização, do Câmpus São José, não haverá aplicação de prova já que a relação candidato/vaga foi menor que um. Nesses dois casos, os candidatos inscritos para esses cursos estão automaticamente aprovados.

Veja aqui a relação de candidato por vaga de todos os cursos

O índice de abstenção geral do exame deste domingo foi de 27%. Das cinco cidades onde foi realizada a prova, Joinville teve o maior índice de abstenção(36,3%) e Chapecó, o menor (9,1%). Veja aqui o índice de acordo com o local de prova.

O gabarito preliminar do exame será divulgado neste domingo, após às 18h, na página de Provas e Gabaritos.

ESTUDE NO IFSC NEWS