Projeto de extensão vai difundir jogo sobre mulheres que marcaram a cidade de São José

EXTENSÃO Data de Publicação: 15 jun 2022 16:32 Data de Atualização: 01 jul 2022 20:21

Tornar mais conhecidas as histórias de 10 mulheres que marcaram a cidade de São José, registradas por meio de projetos de pesquisa e extensão do Câmpus São José, é o objetivo de um novo projeto de extensão do câmpus aprovado em edital do IFSC.

A iniciativa busca levar o jogo “10 Mulheres de São José”, resultado dos projetos anteriores, à Feira da Freguesia (evento realizado mensalmente, no segundo domingo, no Centro Histórico da cidade), às escolas municipais e a outros espaços e locais a serem definidos pela equipe do projeto aprovado.

Por meio de parceria com a Fundação de Cultura e Turismo de São José, a participação do projeto na Feira da Freguesia já está garantida para as edições dos meses de julho e setembro, e a equipe recebeu também convite para participar da Feira do Livro de São José, cuja data ainda não foi definida. A apresentação do jogo nas escolas está sendo negociada com a secretaria municipal de educação.

A equipe do projeto aprovado pelo edital Proex 02/2022 tem as professoras Ana Paula Pruner de Siqueira e Sandra Albuquerque Reis Fachinello, além das bolsistas Elaine Cristina da Silva Bezerra, Isabella Vaghetti de Almeida e Rhuana Catarina Mathias de Almeida - todas estudantes do Câmpus São José.

O jogo

O objetivo do jogo “10 Mulheres de São José” é ser uma ferramenta didática com o intuito de  construir uma memória histórica relacionando as biografias das mulheres com a história de São José. Ele é jogado em grupo e em um tabuleiro, no qual os jogadores precisam resgatar evidências históricas sobre o papel das mulheres que marcaram a cidade.

Numa caça às pistas, os jogadores circulam por diversos locais do município, buscando encontrar documentos, registros e objetos que identificam os momentos significativos na vida dessas mulheres e que estão relacionados ao desenvolvimento de São José.

A  partida  termina  quando  todos  os  grupos  reunirem três  evidências  históricas  que consideram ser as que melhor representam a sua carta da mulher de São José.

Mais informações sobre o jogo e sobre outros produtos resultantes de projetos de pesquisa e extensão anteriores - como livro em português com suplemento didático, livro em Libras e os podcasts - sobre as 10 mulheres de São José podem ser encontrados na Wiki do Câmpus São José ou neste link.

EXTENSÃO CÂMPUS SÃO JOSÉ