O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Notícia Aberta

Aplicações Aninhadas

Publicador de Conteúdos e Mídias

Projeto de extensão vai difundir jogo sobre mulheres que marcaram a cidade de São José

EXTENSÃO Data de Publicação: 15 jun 2022 16:32 Data de Atualização: 01 jul 2022 20:21

Tornar mais conhecidas as histórias de 10 mulheres que marcaram a cidade de São José, registradas por meio de projetos de pesquisa e extensão do Câmpus São José, é o objetivo de um novo projeto de extensão do câmpus aprovado em edital do IFSC.

A iniciativa busca levar o jogo “10 Mulheres de São José”, resultado dos projetos anteriores, à Feira da Freguesia (evento realizado mensalmente, no segundo domingo, no Centro Histórico da cidade), às escolas municipais e a outros espaços e locais a serem definidos pela equipe do projeto aprovado.

Por meio de parceria com a Fundação de Cultura e Turismo de São José, a participação do projeto na Feira da Freguesia já está garantida para as edições dos meses de julho e setembro, e a equipe recebeu também convite para participar da Feira do Livro de São José, cuja data ainda não foi definida. A apresentação do jogo nas escolas está sendo negociada com a secretaria municipal de educação.

A equipe do projeto aprovado pelo edital Proex 02/2022 tem as professoras Ana Paula Pruner de Siqueira e Sandra Albuquerque Reis Fachinello, além das bolsistas Elaine Cristina da Silva Bezerra, Isabella Vaghetti de Almeida e Rhuana Catarina Mathias de Almeida - todas estudantes do Câmpus São José.

O jogo

O objetivo do jogo “10 Mulheres de São José” é ser uma ferramenta didática com o intuito de  construir uma memória histórica relacionando as biografias das mulheres com a história de São José. Ele é jogado em grupo e em um tabuleiro, no qual os jogadores precisam resgatar evidências históricas sobre o papel das mulheres que marcaram a cidade.

Numa caça às pistas, os jogadores circulam por diversos locais do município, buscando encontrar documentos, registros e objetos que identificam os momentos significativos na vida dessas mulheres e que estão relacionados ao desenvolvimento de São José.

A  partida  termina  quando  todos  os  grupos  reunirem três  evidências  históricas  que consideram ser as que melhor representam a sua carta da mulher de São José.

Mais informações sobre o jogo e sobre outros produtos resultantes de projetos de pesquisa e extensão anteriores - como livro em português com suplemento didático, livro em Libras e os podcasts - sobre as 10 mulheres de São José podem ser encontrados na Wiki do Câmpus São José ou neste link.

 

EXTENSÃO CÂMPUS SÃO JOSÉ

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Leia Mais.