O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Notícia Aberta

Aplicações Aninhadas

Publicador de Conteúdos e Mídias

Experiências exitosas do IFSC serão apresentadas na Reditec Sul 2022

EVENTOS Data de Publicação: 15 jun 2022 15:42 Data de Atualização: 24 jun 2022 19:36

O projeto Qualifica Mulher, desenvolvido em conjunto pelos câmpus Tubarão e Criciúma, e a Rede Contestado de Educação, Ciência e Tecnologia, do Câmpus Caçador, serão apresentados na próxima semana na mostra de experiências exitosas da Reditec Sul 2022. O evento reunirá dirigentes dos institutos federais da região Sul do Brasil entre 21 e 23 de junho, no câmpus Cascavel do Instituto Federal do Paraná (IFPR).

Desenvolvida como projeto de extensão desde 2018, a Rede Contestado de Educação, Ciência e Tecnologia tem o objetivo de fortalecer a identidade popular e reduzir as desigualdades na Região do Contestado, no meio-oeste catarinense. As atividades envolvem outras instituições da região, como o câmpus Videira do Instituto Federal Catarinense (IFC) e o Museu do Contestado, com ações de cultura, educação, arte, ciência e tecnologia. Além de servidores docentes e técnico-administrativos, participam das atividades estudantes dos cursos técnicos até a pós-graduação.

Assista ao vídeo sobre a Rede Contestado de Educação, Ciência e Tecnologia:


O projeto “Autonomia social e econômica: gerando renda e valorizando o trabalho feminino”, ou apenas Qualifica Mulher, oferece capacitação profissional por meio de cursos voltados ao empreendedorismo, geração de renda e empoderamento feminino, em parceria entre os câmpus Criciúma e Tubarão. A iniciativa recebeu recursos na ordem de R$ 500 mil do Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos, aplicados nas atividades que envolveram 11 municípios nas regiões carbonífera e de Laguna, em parceria com as prefeituras municipais, que selecionaram as mulheres atendidas pela Assistência Social. São oferecidos cursos de capacitação nas áreas de inclusão digital, alfabetização e letramento, confeitaria, maquiagem, manicure, artesanato, instalações elétricas, inovação, empreendedorismo e atendimento ao cliente.

No total, o Qualifica Mulher atendeu 451 mulheres diretamente nos municípios. Além das aulas práticas, elas tiveram aulas sobre temas com saúde, cidadania e direitos das mulheres. Muitas das alunas saíram do Qualifica Mulher já empreendendo nas áreas de seus cursos. O projeto também colaborou para que o IFSC estreitasse as parcerias com as prefeituras das duas regiões, ampliando a capacidade de oferta de cursos de qualificação profissional.

Leia mais sobre o Qualifica Mulher

Sobre a Reditec Sul 2022

A terceira edição da Reditec Sul terá três dias de atividades em torno do tema “Povos e identidades na educação profissional”. A apresentação das experiências exitosas ocorrerá na tarde de quarta-feira, 22 de junho. A programação completa está no site do evento.

 

EVENTOS NEWS

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Leia Mais.