O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Notícia Aberta

Aplicações Aninhadas

Publicador de Conteúdos e Mídias

Aluna do Câmpus Xanxerê concorre a uma vaga no Parlamento Juvenil do Mercosul

CÂMPUS XANXERÊ Data de Publicação: 29 nov 2018 14:16 Data de Atualização: 29 nov 2018 14:56

A aluna do Câmpus Xanxerê Eduarda Schina precisa dos votos dos estudantes de 14 a 18 anos para tornar-se a primeira xanxerense a integrar o Parlamento Juvenil do Mercosul (PJM). A estudante do Técnico Integrado em Alimentos também é a única candidata feminina de Santa Catarina e a única representante do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) a concorrer a uma vaga.

O PJM é um espaço onde os jovens se reúnem para debater projetos e a educação do Mercosul. A seleção é realizada pelo Ministério da Educação (MEC) e parceiros. Em 2018, a 5ª seleção nacional do PJM irá selecionar, ao todo, 27 jovens brasileiros que representarão o Brasil no Mercosul de 2018 a 2020. A votação encerra nesta sexta-feira (30), no site do PJM.

Participam desta seletiva estudantes regularmente matriculados no 1º ou 2º ano do ensino médio, das escolas públicas do país, que tenham presença e boa conduta e rendimento escolar, além de capacidade para conviver com jovens de diferentes culturas e crenças, e disponibilidade e autorização dos pais para realizar viagens.

Além disso, para participar, os candidatos também precisaram produzir um projeto na área da educação com o tema principal “O ensino médio que queremos”. Eduarda apostou no transtorno alimentar na adolescência. "Escolhi este tema porque Transtornos Alimentares (TAs) estão cada vez mais alarmantes na comunidade escolar, e poucas são as ações realizadas para diminuir os agravamentos deste transtorno", afirma.

A ideia da aluna, então, é alertar estudantes do ensino médio sobre o assunto, realizado mais dinâmicas, como palestras, rodas de conversas, cartazes e também falas em salas de aula. "Quero abordar essa temática com seriedade e de modo mais simples e prático, alertando os jovens sobre este tipo de transtorno, que ao longo do tempo pode deixar consequências graves, podendo levar à morte", afirma Eduarda. Conheça mais sobre o projeto em um vídeo gravado pela própria Eduarda.

Como votar?

É necessário ser estudante, de 14 a 18 anos, e entrar no site da PJM até esta sexta-feira 30/11/2018, fazer um cadastro, e escolher a aluna "Eduarda Pelepenko Schina".

Saiba mais

O PJM tem como objetivo favorecer e promover o protagonismo juvenil, abrindo espaço para diálogos e discussões acerca de temas ligados à educação, como: inclusão educativa, participação cidadã, direitos humanos, diversidade de raça, etnia e gênero, integração regional e trabalho.

A iniciativa também ajudará os jovens a compreender o mundo, resolver problemas e atuar de forma cidadã, ética e responsável em sua comunidade e na sociedade, desenvolvendo competências e habilidades como o domínio da linguagem, compreensão de fenômenos, enfrentamento de situações-problema, construção de argumentação e elaboração de propostas, que são as competências principais da matriz de referência do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
 

CÂMPUS XANXERÊ NEWS
pjm

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Leia Mais.