Painel solar produzido é entregue a entidade de Araranguá

CÂMPUS ARARANGUÁ Data de Publicação: 04 dez 2018 06:30 Data de Atualização: 03 dez 2018 11:22

Estudantes do Câmpus Araranguá fizeram quarta-feira (28) a entrega oficial do primeiro painel solar feito com materiais recicláveis desenvolvido em um projeto de extensão da instituição. O equipamento já está em funcionamento na Casa Lar.

Estiveram presentes os estudantes do primeiro ano do Ensino Médio Técnico em Eletromecânica. Eles foram recebidos pela direção da Casa Lar e puderam conferir o funcionamento do painel instalado no telhado, que já está fornecendo água quente na cozinha da instituição que atende cerca de 280 crianças e adolescentes da região.

O painel foi desenvolvido no projeto de extensão “Ações de sustentabilidade e responsabilidade ambiental como tema formador nas comunidades de Araranguá”, sob responsabilidade dos professores Marcos Pradella, Felipe Damasio e Jorge Coan, além da participação de estudantes do Ensino Médio Técnico em Eletromecânica. Ao longo de 2018, professores e estudantes do IFSC pesquisaram e desenvolveram painéis solares usando garrafas pet e caixas de leite longa vida. O projeto envolve também atividades de ensino sobre energias renováveis e pesquisas sobre novos usos de materiais recicláveis. A intenção é ampliar a produção dos painéis no próximo ano.

“Além da redução de lixo, estes materiais se tornam em um produto que propicia uma melhor qualidade de vida e reduz o consumo de energia elétrica. Também entra a questão de difundir uma tecnologia acessível a todos, com baixa complexidade de ser produzida”, explica o professor Jorge Coan, um dos responsáveis pelo projeto.

Além de oferecer conforto aos colaboradores, o painel solar também representa redução de custos para a entidade. “Nós já tivemos uma estrutura, que funcionava a gás. Mas a manutenção se tornou inviável devido aos custos. Nossos colaboradores solicitavam essa melhoria, que vai trazer um benefício e também uma consciência ambiental”, destaca João Izé Rosa, diretor da Casa Lar. “Além da consciência ambiental, a parceria com o IFSC é importante em todos os sentidos”, festeja.

Para conhecer mais o projeto, clique aqui.

CÂMPUS ARARANGUÁ EXTENSÃO NEWS