IFSC marca presença na Reditec Sul

INSTITUCIONAL Data de Publicação: 27 jun 2022 11:18 Data de Atualização: 31 out 2022 10:35

Na última semana, os gestores do IFSC participaram da Reunião dos Dirigentes dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia da Região Sul, a Reditec Sul, realizada no Câmpus Cascavel do Instituto Federal do Paraná (IFPR) de 21 a 23 de junho. O tema da edição deste ano foi “Povos e identidades na Educação Profissional”. Dois projetos de extensão do IFSC também foram selecionados para a mostra de experiências exitosas da Reditec Sul 2022.

A região Sul é a única que promove uma Reditec local, já que existe a Reditec nacional - que, neste ano, será realizada de 7 a 10 de novembro de 2022 na cidade de Belém, no Pará. O pró-reitor de Desenvolvimento Institucional, Jesué Graciliano da Silva, que representou o reitor do IFSC no evento, destaca que a Reditec-Sul é uma oportunidade para que os diretores-gerais possam reconhecer as similaridades dos problemas enfrentados no dia a dia de seus câmpus. “Esse fato cria uma ideia de solidariedade e empatia, principalmente quando os câmpus são de uma mesma região”, explica. Dos 22 diretores-gerais do IFSC, 20 participaram do evento no Paraná.

O pró-reitor do IFSC afirma que a própria viagem permitiu uma maior integração entre os diretores-gerais dos câmpus do IFSC e os gestores da Reitoria. “Viajamos mais de 20 horas juntos para ir e depois mais 20 horas para voltar e este momento possibilitou a troca de ideias sobre os desafios atuais da instituição”, conta.

Veja como alguns diretores-gerais do IFSC avaliaram o evento:

Mostra de experiências exitosas

Para o pró-reitor de Desenvolvimento Institucional do IFSC, além da criação de uma identidade dos gestores da região Sul, o evento também possibilitou o compartilhamento de práticas exitosas, que sempre são inspiradoras para os gestores. “Conhecer o que de melhor os outros câmpus da região Sul vem fazendo é uma oportunidade de reflexão”, afirma Jesué.

O IFSC esteve presente com dois projetos na Mostra de Experiências Exitosas da Reditec Sul 2022: o Qualifica Mulher, desenvolvido em conjunto pelos câmpus Tubarão e Criciúma, e a Rede Contestado de Educação, Ciência e Tecnologia do Câmpus Caçador. Conheça melhor os projetos clicando aqui.

O servidor do IFSC William Peres, que apresentou o projeto da Rede Contestado, disse que participar da mostra foi importante para demonstrar a força e o potencial que o IFSC tem na condição interiorana. “Dar essa voz para nós, servidores em um ambiente como a Reditec, é essencial para ouvir servidores que estão na base, executando os preceitos institucionais do IFSC na construção de uma sociedade mais justa e solidária”, afirma.

Para Jesué, algumas práticas exitosas apresentadas no evento podem ser facilmente reproduzidas nos câmpus do IFSC. “Isso pode contribuir para a melhoria do processo de ensino-aprendizagem”, ressalta. O pró-reitor cita como exemplo a Rede de Incubadoras do IFSul – da ideação à implementação, apresentado por Gisela Loureiro Duarte, Rodrigo Nascimento e Vinícius Martins.

Carta de Cascavel

Ao final do evento, os gestores presentes redigiram a Carta de Cascavel. No documento, os seis institutos do Sul reforçam que a diversidade de povos e identidades constitui intrinsecamente os institutos federais, prestam homenagem às vítimas da Covid-19 no Brasil, destacam o protagonismo dos institutos e suas comunidades no enfrentamento da pandemia e ainda citam os bloqueios e corte orçamentários sofridos pelas instituições federai.

Acesse a carta de Cascavel na íntegra

Para mais informações sobre o evento, acesse o site da Reditec Sul 2022.

INSTITUCIONAL NEWS