Conheça a servidora: Maíra Sevegnani

INSTITUCIONAL Data de Publicação: 27 jun 2022 17:22 Data de Atualização: 27 jun 2022 17:24

O Informativo do Câmpus São Lourenço do Oeste apresenta, no mês de junho de 2022, a servidora Maíra Sevegnani, Técnica em Assuntos Educacionais.

IFSC - Há quanto tempo trabalha no Câmpus SLO do IFSC? E em qual área/setor atua?

Maíra - Trabalho no IFSC como Técnica em Assuntos Educacionais desde julho de 2021, sempre no Câmpus São Lourenço do Oeste. Desde que iniciei as atividades nesse instituto, tenho atuado no Registro Acadêmico e na Secretaria Acadêmica, sendo também coordenadora desses setores.

IFSC - Qual é a sua formação acadêmica?

Maíra - Sou licenciada em Letras - Português e mestra em Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

IFSC - Quais temas você mais se identifica no desenvolvimento das atividades Institucionais?

Maíra - Desde que iniciei a graduação em Letras, me identifiquei de imediato com as disciplinas relacionadas ao ensino e à aprendizagem. Gosto de refletir sobre a complexidade desses processos, em como eles estão ligados ao contexto social e histórico em que os sujeitos estão inseridos e em como, ainda, esses sujeitos interagem com os demais. Por isso, entendo que esses processos extrapolam os limites da sala de aula e até mesmo do espaço escolar, sendo fundamental, enquanto trabalhadores da educação, pensarmos nos estudantes como esses seres com histórias e vivências particulares, vivências essas que vão interferir na maneira como eles aprendem, ensinam (porque eles também nos ensinam diariamente) e leem o mundo.

Digo tudo isso porque, em minhas atividades institucionais, gosto muito desse contato com os estudantes e também com o público em geral na Secretaria, em observar as diferentes demandas e os diferentes anseios de quem chega até o câmpus, refletindo também sobre formas de atender a esses sujeitos em suas necessidades. No Registro Acadêmico, embora essa seja uma função mais repetitiva e até mesmo objetiva e impessoal em certos aspectos, gosto de analisar os dados e pensar no que está por trás deles, no que podem indicar e no que é possível fazer para que o câmpus possa oferecer experiências mais significativas a todas e todos.

IFSC - Em quais atividades do câmpus você está envolvido/a?

Maíra - Trabalho na Secretaria e no Registro Acadêmico. A Secretaria é o setor mais relacionado ao
atendimento à comunidade, recebendo o público e conferindo documentos, por exemplo, entre outras
atividades, enquanto o Registro Acadêmico lida com os processos acadêmicos, como matrícula no
sistema acadêmico, trancamentos, cancelamentos etc., sendo também o setor responsável por fornecer
dados para os censos escolares.

IFSC - Indique um filme ou livro da sua área de atuação, ou que você considere interessante

Maíra - Indico o livro “Alfabetização: leitura do mundo, leitura da palavra”, de Donaldo Pereira Macedo e Paulo Freire. Embora traga reflexões acerca da alfabetização, trata-se de uma leitura muito interessante para pensarmos no quanto as vivências dos estudantes são importantes para o processo de ensino e de aprendizagem.

INSTITUCIONAL CÂMPUS SÃO LOURENÇO DO OESTE NEWS